Mundo

Matemático ucraniano se mata após ser impedido de deixar Rússia

Jovem chegou a ser preso por 15 dias por 'vandalismo'

(ANSA) – Um jovem matemático ucraniano cometeu suicídio neste domingo (20) após ter sido impedido por autoridades russas de deixar Moscou, informou o portal “Ukrinform” nesta segunda-feira (21).

Segundo o portal, Konstantin Olmezov, 27 anos, morava em Moscou desde 2018 para fazer pesquisa na área de análise combinatória com princípio aditivo, um campo que não é estudado nas universidades ucranianas. Ele tinha ido para a cidade russa após fugir dos conflitos na área separatista de Donetsk, onde se formou.

O perfil no Twitter “Ukrainian Mathematicians”, criado para informar sobre a situação dos profissionais da área, disse que, logo no início da guerra, no dia 26 de fevereiro, o matemático tentou voltar para seu país natal, mas foi preso por autoridades russas quando estava na estação de ônibus sob a acusação de “vandalismo”. Olmezov ficou detido por 15 dias e foi libertado.

Após sua saída, a Universidade de Viena, na Áustria, o convidou para seguir com suas pesquisas em um programa interno. Então, ele comprou uma passagem para ir para o país por meio da Turquia. Mas, foi impedido novamente.

Eu recebi a notícia que essa manhã [do domingo], ele cometeu suicídio, deixando uma carta onde escreveu que se matou porque não podia mais lidar com os horrores do que estava acontecendo. Um talentoso, promissor matemático“, escreveu seu advogado, Dmitry Zakhatov, no Telegram, conforme checou o “Ukrinform”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.