Mundo
Tendência

Maduro exige explicações de Lula sobre veto à Venezuela no Brics

Maduro ainda alegou ter sido traído pelo governo brasileiro, descrevendo o episódio como uma "punhalada nas costas".

Em seu programa semanal “Com Maduro+“, exibido nesta segunda-feira (28), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, cobrou explicações do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva sobre o veto do Brasil à entrada da Venezuela no Brics, ocorrido na última cúpula do bloco, realizada em Kazan, Rússia.

Maduro afirmou esperar que Lula se manifeste em breve sobre o assunto: “Prefiro esperar que Lula, uma vez bem informado dos acontecimentos como chefe de Estado, a seu tempo, diga o que tem a dizer“.

Embora não tenha feito uma acusação direta ao presidente brasileiro, Maduro direcionou críticas ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, descrevendo o Itamaraty como “um poder dentro do poder” e acusando-o de “conspirar contra a Venezuela“. Ele sugeriu que o órgão mantém vínculos com o Departamento de Estado dos Estados Unidos desde o golpe contra o ex-presidente brasileiro João Goulart, ocorrido em 1964.

Maduro ainda alegou ter sido traído pelo governo brasileiro, descrevendo o episódio como uma “punhalada nas costas”. Segundo o líder venezuelano, um funcionário bolsonaristada chancelaria brasileira teria comunicado o veto ao ingresso da Venezuela no bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Maduro afirmou que, ao saber da decisão, confrontou o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, sobre a questão. “Eu disse a ele: ‘Você vetou a Venezuela’“, relatou Maduro, mencionando que Vieira teria “quase desmaiado” ao encontrá-lo após o veto.

Segundo o governo brasileiro, a decisão de vetar a Venezuela foi motivada por questões de confiança. Celso Amorim, assessor internacional de Lula, explicou que Caracas não cumpriu a promessa de divulgar as atas das eleições de 28 de julho, o que seria um compromisso fundamental para garantir a adesão da Venezuela ao bloco. Essa ausência de transparência foi apontada como um fator que inviabilizou o avanço nas negociações, reforçando o veto por parte do Brasil.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.