Em Washington, foi aberta uma investigação criminal comandada pelo Departamento de Justiça Americano, para verificar se houve pagamento de propina a funcionários da Petrobras. Conforme o jornal “Financial Times” também está incluído na investigação a SEC (Securities Exchange Commission, órgão regulador do mercado de capitais americano).
Autoridades americanas fizeram uma busca, procurando saber se a empresa estatal, ou seus funcionários praticaram a violação da FCPA (Foreign Corrupt Practices Act), código americano de combate à corrupção praticada no exterior por empresas americanas ou que negociam ações nas bolças de valores dos Estados Unidos. A petrolífera negocia títulos na NYSE (Bolsa de Nova York).
De acordo com a lei, é ilegal subornar oficiais estrangeiros para adquirir ou reter negócios. O Departamento de Justiça e a SEC preferiram não comentar, a Petrobras também não se pronunciou a respeito do caso.
No Brasil, a empresa é bombardeada de denuncias sobre um suposto esquema de corrupção, feitas pelo ex- diretor Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Yousseff, nas averiguações decorrentes da Operação Lava-jato.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.