As limonadas que a jovem norte-americana Mikaila Ulmer resolveu vender quando tinha apenas 11 anos, usando uma receita caseira de sua bisavó, ganharam o mercado e, hoje, aos 17, a garota vê sua receita sendo comercializada em milhares de lojas nos Estados Unidos.
O negócio foi um sucesso, mas custou caro à Mikaila: na escola ele teve problemas para se desenvolver nas disciplinas de Matemática e História. Por outro lado, valeu a pena: agora ela é milionária. As informações são do jornal “Clarín”, da Argentina.
A história da diretora-executiva da empresa “Me & The Bees Lemonade” foi de luta e visão de futuro. Muitas pessoas sonham ficar milionárias, mas ela conseguiu consolidar o que começou em 2016 e, hoje, continua no topo. Naquele ano, a pequena texana criou sua própria marca de limonada e conseguiu um contrato de US$ 11 milhões com a rede Whole Foods, dos EUA.
Mikaila conta que a ideia de ter sua própria empresa surgiu aos 4 anos de idade, quando recebeu um livro de receitas de sua bisavó. Com ele em mãos, encontrou uma receita de limonada e linhaça dos anos de 1940. A partir daí, começou a perseguir seu sonho.
Desde o início, ela decidiu encher suas primeiras garrafas seguindo sempre a receita original. Para vender as limonadas, Mikaila montou uma barraca na rua onde todo verão as pessoas do bairro, em Houston – no Texas, compravam a bebida para se refrescar. Assim, ela começou a acumular sua fortuna.
Com o sucesso, ela acrescentou seu toque pessoal ao preparo: inseriu mel de linhaça, por causa da lembrança que tinha quando criança quando foi picada por uma abelha.
O boca a boca sobre a limonada entre os vizinhos chegou aos donos de uma pizzaria local, que fizeram logo uma encomenda, e foi assim que começou o engarrafamento do produto. Algo bastante comum entre os norteamericanos, que costumam apoiar os novos empreendedores.
“No começo, fiz tudo sozinha” lembra a empresária, que complementa: “À medida que o negócio começou a crescer, tive que admitir que não poderia fazer isso sozinha. Foi quando perguntei aos meus pais como conseguir um logotipo, um fabricante e como distribuir para mais lojas“.
O fato de os pais serem formados em Administração ajudou bastante: D’Andra, a mãe, se especializou em marketing e vendas, e seu pai, Theo, trabalha na área de operações.
Aos 15 anos, o nome de Mikaila Ulmer era conhecido nos EUA. Mas o boom veio após sua aparição no programa de televisão “Shark Tank”, onde um empresário doou US$ 60 mil para injetar força em seu negócio.
Essa aparição a levou a ser recebida pelo então presidente dos Estados Unidos Barack Obama. O negócio de Mikaila já era uma marca nacional: hoje, a limonada de linhaça é vendida em cerca de duas mil lojas em mais de 40 estados americanos.
“Não acho que haja um limite ou qualquer diretriz específica sobre quem pode se tornar um empreendedor que pode iniciar um negócio“, disse Mikaila.
Atualmente, ela tem sua própria fundação para o cuidado das abelhas e destina uma parte da receita da empresa para organizações dedicadas ao cuidado e ao apoio à vida das abelhas (que são de extrema importância para o mundo).
Em agosto de 2020, foi lançado o primeiro livro de Mikaila, “Bee fearless, dream like a kid” (em português, “Abelha sem medo, sonhe como uma criança“), publicado pela Penguin Random House. Nele, ela narra suas aventuras como empreendedora social e lidera uma marca que visa a oferecer limonada premium, totalmente natural, de uma forma que ajude a salvar as abelhas.
Agora em 2022, Mikaila segue firme à frente de sua empresa e até começou a diversificar: sua linha de sabores já inclui pêssego, chá gelado, menta e gengibre. Ela também criou uma nova linha de batons feitos com a cera de suas abelhas.
Sua ambição não cessa, mas é sempre baseada no mesmo conceito que a marcou desde que montou a sua primeira banca de rua para vender a sua limonada: “Sonhe grande e não se esqueça de sonhar como criança“.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.