(ANSA) – O porta-voz da Agência Atômica Iraniana, Behrouz Kamalvandi, anunciou que seu país começará a implantar as medidas do acordo nuclear assinado com as potências ocidentais “por volta do dia 22 de outubro”, revelou a agência local Irna. De acordo com o líder, as sanções contra os iranianos começarão a ser retiradas no mesmo dia, conforme previsto no documento divulgado no dia 14 de julho.
Noventa dias após o fim das negociações e da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que aprovou o acordo, devem ser concluídas todas as passagens acertadas – como a aprovação no Parlamento iraniano e do Supremo Conselho de Segurança Nacional.
Nas últimas semanas, o chefe da Agência, Ali Akba Salehi, havia afirmado que, se tudo seguisse o planejamento, as sanções seriam revogadas até o final de 2015. Quem vai verificar se o Irã está cumprindo todos os requisitos assinados com os países ocidentais é a Agência Internacional de Energia Atômica, que está tendo uma série de reuniões com as autoridades iranianas. Após 22 meses de negociação, o Irã e os países do grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e Alemanha) acertaram um acordo que prevê inspeções regulares nas usinas atômicas do país em troca do fim gradativo de sanções econômicas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.