Mundo

Idosa de 90 anos é 1ª a receber vacina anti-Covid no Reino Unido

Uma idosa de 90 anos, chamada Margaret Keenan, foi a primeira pessoa no Reino Unido a receber a vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2 criada pela farmacêutica Pfizer e pelo laboratório alemão BioNTech nesta terça-feira (08).

Com isso, foi iniciado conforme o previsto o programa britânico de imunização contra a Covid-19, que prevê a aplicação de 800 mil doses da BNT 162b em idosos que moram em casas de repouso ou médicas e profissionais de saúde nesse primeiro momento – o que equivale a 400 mil pessoas imunizadas. Mas, o plano é vacinar até quatro milhões até o fim de 2020.

Em entrevista à “BBC”, Keenan disse que se “sentia muito privilegiada em ser a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19”. “É o melhor presente antecipado de aniversário que poderia desejar pelo que ele significa porque eu posso, finalmente, pensar em aproveitar o tempo com a minha família e com os meus amigos no início do novo ano depois de ficar sozinha a maior parte desse ano”, disse Keenan, que completa 91 anos na próxima semana.

Outra senhora a receber a vacina no início da manhã foi Lyn Wheeler, de 81 anos, que após tomar a primeira dose, se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. “Eu fiz tudo pelo Reino Unido”, disse Wheeler ao se encontrar com premiê.

“É comovente e é exatamente assim porque, ao se vacinar, Lyn está protegendo a si mesma e também ajuda a proteger todo o país. […] A todos aqueles que tem medo , eu digo que não há nada para ficar nervoso. Vocês viram Lyn e estão vendo um grande número de pessoas se vacinarem nessa manhã. Os antivacinas estão totalmente errados porque a vacina é segura, é a coisa certa a fazer, é para o bem de vocês e o bem de todo o país”, disse ainda Johnson.

O Reino Unido foi o primeiro país no mundo a dar a aprovação para uso emergencial da vacina da Pfizer/BioNTech no dia 2 de dezembro. O procedimento também está em vias finais de aprovação nos Estados Unidos e na União Europeia.

Além do governo britânico, a Rússia – com a sua Sputnik V do Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia – e a China – com dois imunizantes da Sinopharm e um da Sinovac – também estão vacinando a população de acordo com os grupos prioritários definidos.

A BNT 162b usa a tecnologia inovadora do RNA mensageiro, uma espécie de código enviado ao corpo para produzir a defesa do organismo contra o novo coronavírus.

Com informações da ANSA*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.