Mundo

Hora do Planeta: apagar as luzes e salvar o planeta

O movimento mundial Hora do Planeta, promovido pela organização não governamental WWF, fará manifestações em mais de 100 cidades brasileiras. O ato simbólico de desligar as luzes de monumentos, prédios públicos e residências, por uma hora, será neste sábado (19), às 20h30.

Segundo o superintendente de Relações Externas da WWF Brasil, Henrique Lian, a iniciativa quer chamar a atenção para as mudanças climáticas e a produção de energia elétrica no mundo. “A maioria dos países gera energia elétrica com carvão, gás ou óleo diesel. Nesses países, então, a energia é o principal problema agravante das mudanças do clima”, explicou.

Lian destaca que no Brasil é diferente, porque a matriz energética é de base hidrelétrica. “Energia elétrica não tem sido historicamente a nossa maior fonte de emissão de gases de efeito estufa. Tínhamos o desmatamento como principal fonte de emissão, mas vem caindo muito. Então, para o Brasil, este momento de luzes apagadas é mais simbólico”, ressaltou o superintendente.

O tema deste ano – Faça por você. Faça pelo planeta – convida os participantes a fazerem mais do que apagar as luzes por uma hora. “É um bom momento para apreciar as estrelas, fazer um luau, um jantar romântico a luz de velas; para acampar na sala com seu filho ou participar das bicicletadas nas cidades em onde são organizadas, como São Paulo”.

A Hora do Planeta está na 10ª edição e vai ser promovida em mais 150 países. Segundo os organizadores, hotéis, supermercados, restaurantes e outros ramos de empresas privadas sinalizaram adesão ao movimento global.

A campanha ambiental promovida pela WWF é realizada todos os anos no último sábado do mês de março. A ideia principal deste evento é fazer um gesto simbólico de combate ao aquecimento global e as mudanças climáticas. A ação é apoiada por empresas e governos de muitos países. No ano passado, a Hora do Planeta foi realizada em 120 cidades na Rússia, onde a iluminação de mais de 10.000 edifícios e monumentos foram desligados.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.