Mundo

Global Times: “Desejando parar o comércio China-Rússia, os EUA pensam que é Deus?”

Pequim não pretende cumprir as exigências de Washington à custa de seus relações com Moscou

Em mensagem gravada e publicada pelo Global Times, o jornalista, ex-editor-chefe e secretário partidário do jornal chinês, Hu Xijin, disse que Pequim não pretende cumprir as exigências de Washington à custa de seus relações com Moscou.

O jornalista chinês comentou sobre reportagens divulgadas na segunda-feira (14/03) por vários meios de comunicação ocidentais, incluindo o Financial Times e o New York Times, que diziam, citando autoridades dos EUA, que a Rússia havia pedido à China que fornecesse assistência militar à sua operação na Ucrânia. As publicações foram negadas pelos lados russo e chinês, que condenaram as “informações falsas” espalhadas pelos EUA.

Segundo Hu, as “declarações não verificáveis” foram divulgadas por Washington na véspera do encontro entre o ex-ministro das Relações Exteriores da China e membro do Comitê Central do Partido Comunista da China, Yang Jiechi, e o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, realizado nesta segunda-feira em Roma, Itália, “numa aparente tentativa de pressionar a China“.

Ao mesmo tempo, ele lembrou que, horas antes da reunião, Sullivan disse à mídia que Pequim sofreria consequências por qualquer esforço “em grande escala” para fornecer a Moscou um método para contornar as sanções impostas por Washington.

“Washington não tem o direito de exigir isso da China”

Quero dizer que Washington é muito arrogante. Como uma grande potência militar e industrial, a Rússia não precisa pedir à China que forneça assistência militar substancial para a guerra de escala limitada na Ucrânia“, enfatizou Hu. “Além disso, a China não é obrigada a prometer não exportar armas para a Rússia e Washington não tem o direito de exigir isso da China“, acrescentou.

O ex-editor-chefe do Global Times observou que Pequim, parceira estratégica de Moscou, “certamente continuará a desenvolver suas relações com a Rússia“. Ele também afirmou que o lado russo continuará exportando sua energia, trigo e milho para a China, enquanto o gigante asiático fará o fornecimento de produtos básicos necessários para a Rússia.

Querer parar o comércio China-Rússia, os EUA acham que é Deus?“, perguntou Hu. “A China é uma grande potência que busca uma política externa independente e as relações sino-americanas devem ser mutuamente respeitosas. A China não procurará aliviar as tensões com os EUA através da deterioração das relações sino-russas“, concluiu.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.