Mundo

Global Entry: programa “facilita” entrada de brasileiros nos EUA

Um dos objetivos do programa é reduzir a burocracia de imigração

O “Global Entry“, programa que facilita a entrada de brasileiros nos Estados Unidos, foi anunciado pelo governo federal nesta semana. Um dos objetivos do programa é reduzir a burocracia de imigração, fazendo com que o cidadão não necessite passar por filas.

Essa medida não altera a exigência nem as regras para concessão de visto. Além disso, para aderir ao Global Entry, é necessário ter passaporte.

Para acessar o programa, os cidadãos brasileiros devem fazer a sua inscrição na plataforma Trusted Traveler Programs (TTP), local onde informará os dados, obterá o valor para pagamento da taxa de inscrição de US$ 100 (R$ 525, na cotação atual) não reembolsáveis e, depois, marcará a entrevista presencial, obrigatória para entrar no país.

Todo o processo leva até 90 dias.

Como participar do programa?

  • É necessário fazer a inscrição no site do programa;
  • Pagar a taxa de inscrição (o valor não foi informado);
  • Cumprir o processo de registro e avaliação prévia;
  • Ser aprovado pela Autoridade de Aduanas dos EUA.

Qual intuito do Global Entry?

Segundo informações do governo federal, o Global Entry é um programa do governo americano que permite a liberação rápida no controle do passaporte, no momento da chegada aos EUA. Ele é administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras daquele país (CBP, na sigla em inglês) e dele participam, atualmente, 11 jurisdições.

Uma vez aprovados, poderão fazer o trâmite de ingresso nos EUA em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos“, informou o governo.

A publicação do decreto com as primeiras regras para a adesão do Brasil ao programa ocorreu em março de 2020. O documento estabelece que caberá à Polícia Federal e à Secretaria da Receita Federal encaminhar “manifestação conjunta, positiva ou negativa, sobre o preenchimento dos critérios para ingresso no programa“.

Caberá à Autoridade de Proteção de Fronteiras e Alfândega dos EUA acatar, ou não, a inscrição dos brasileiros.

Como é a entrada de brasileiros nos EUA?

Atualmente, brasileiros precisam do visto americano para entrada nos Estados Unidos. Importante destacar que o Global Entry não dispensa a necessidade do documento nem altera as regras para a sua concessão.

A diferença está na facilidade de acesso na chegada em um dos aeroportos participantes do programa, já que o viajante não terá que passar por um oficial de imigração.

A liberação do acesso será feita em totens de autoatendimento, por onde o passageiro deverá apresentar o passaporte, ter a impressão digital escaneada e preencher a declaração alfandegária. Um recibo será emitido e a pessoa direcionada para o local de retirada de bagagens e saída do aeroporto.

No entanto, o governo norte-americano destaca que mesmo com este procedimento poderá realizar controles aleatórios.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.