Uma forte explosão ocorreu nesta sexta-feira (18) próximo ao prédio do governo da autoproclamada república popular, no centro da cidade de Donetsk, região de Donbass, no leste da Ucrânia. A Milícia Popular de Donetsk confirmou que um carro estacionado no estacionamento ao lado da sede administrativa explodiu.
De acordo com um correspondente da RIA Novosti, a explosão ocorreu a alguns metros do prédio do governo.
O evento ocorreu por volta das 19h, horário local, e a onda de choque foi ouvida em toda a cidade, disseram representantes de Donetsk no Centro Conjunto de Controle e Coordenação sobre o cessar-fogo e estabilização na linha de demarcação das partes em conflito, segundo a agência de notícias local DAN.
O chefe da Milícia Popular de Donetsk, Denis Sinenkov, disse à Interfax que o carro destruído na explosão era dele, mas que “ninguém ficou ferido”. Era um carro militar do fabricante russo UAZ.
As equipes de emergência estão verificando mais um carro para se certificarem de que não contém explosivos. Enquanto isso, as autoridades locais estão pedindo aos moradores que mantenham a calma e evitem se movimentar pela cidade, a menos que seja estritamente necessário.
Donbass anuncia a evacuação de seus cidadãos para a Rússia
Os líderes das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Luhansk, Denis Pushilin e Leonid Passechnik, haviam pedido aos moradores que evacuassem para a Rússia e denunciaram que o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, em breve ordenaria que suas forças militares lançassem uma ofensiva no Donbass.
Mulheres, crianças e idosos são os primeiros a serem evacuados, informou Pushilin. Além disso, ele enfatizou que “instalações de recepção e acomodação” para os cidadãos estão preparadas na província russa de Rostov. “Os evacuados receberão tudo o que precisam”, disse ele, acrescentando que “todas as condições foram criadas para uma transição rápida nas passagens de fronteira”.
De acordo com o representante da DPR, o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, em breve ordenará que os militares ucranianos lancem uma ofensiva em Donbass. “As forças armadas inimigas estão em formação de ataque e prontas para tomar Donbass à força”, denunciou.
Após a explosão ocorrida hoje, o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que o ministro interino de emergências, Alexander Chupriyan, voe urgentemente para a região de Rostov para organizar as condições de acomodação necessárias para os refugiados de Donbass, informou o Kremlin.
Um centro operacional destinado a trabalhar com pessoas evacuadas de Donbass começou a operar na região de Rostov, no sudoeste da Rússia.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.