Mundo

EUA: supremacista branco mata 10 pessoas em atentado

Criminoso transmitiu o massacre ao vivo em uma plataforma de streaming

Um supremacista branco matou 10 pessoas e feriu outras três em um atentado terrorista em um mercado na cidade de Buffalo – no estado de Nova York (EUA), neste sábado (14).

Payton Gendron, de 18 anos de idade, abriu fogo na entrada e dentro da loja e depois foi preso pela polícia, que diz ter evidências de que o ataque foi “ditado por motivações raciais”.

Das 13 pessoas baleadas, 11 eram negras, e o mercado fica em um bairro de maioria afro-americana.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, definiu o massacre como “um ato de terrorismo interno” e também falou em “crime motivado pelo ódio racial, perpetrado em nome da repugnante ideologia do nacionalismo branco“.

Precisamos fazer tudo o que estiver em nosso poder para colocar fim a esse terror alimentado pelo ódio“, acrescentou o mandatário.

Já a governadora de Nova York, Kathy Hochul, desejou que o supremacista “passe o resto de seus dias atrás das grades”. “Foram execuções em estilo militar contra pessoas que só queriam fazer compras“, ressaltou.

Gendron transmitiu o atentado ao vivo na plataforma de streaming Twitch e escreveu um manifesto de 106 páginas no qual defende a teoria da conspiração de que os brancos estão sendo substituídos em seus países por imigrantes.

Antes disso, em 2021, ele já havia sido investigado por ter ameaçado promover um massacre em sua escola. Uma de suas maiores inspirações era Brenton Tarrant, terrorista de extrema direita que matou 51 muçulmanos em duas mesquitas de Christchurch, na Nova Zelândia, em março de 2019, ataque também transmitido nas redes sociais.

Com informações da Agência ANSA*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.