Os Estados Unidos estão preparando uma autorização para atividade comercial na Lua, como a criação de “casas infláveis” na superfície do satélite natural da Terra. Com a autorização, empresas dos EUA poderão adquirir territórios na Lua com o mesmo procedimento necessário para poder lançar foguetes no espaço, relata a Reuters.
A informação vem de uma carta enviada pela Administração Federal de Aviação (FAA) a Bigelow Aerospace, uma empresa norte-americana que faz habitats espaciais infláveis para uso no espaço. Isto significa que se Bigelow coloca um de seus artefatos na Lua terá direitos exclusivos para o território onde estiver instalado.
A Bigelow planeja enviar seu habitat inflável para a Estação Espacial Internacional ainda este ano para mantê-los como postos avançados no espaço que poderia ser usado em turismo espacial. Então, em 2025, a ‘casa inflável’ será transferida para a lua. No entanto, a empresa disse à Reuters que as novas regras não significam que qualquer pessoa pode possuir a lua.
Agência dos EUA diz que isso é parte de um tratado da ONU sobre o direito de espaço que proíbe qualquer governo tome posse da Lua ou de qualquer outro corpo celeste. No entanto, não proíbe que empresas privadas coloquem objetos na Lua, que agora está autorizada pelo processo FAA.
As informações são do Actualidad RT.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.