Os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul alertaram nesta quarta-feira (26) que um sétimo teste nuclear de Pyongyang pode garantir “uma escala de resposta sem precedentes” para combater o que os três aliados veem como uma ameaça iminente da Coreia do Norte à segurança global, informou a Reuters.
“Concordamos que uma escala de resposta sem precedentes seria necessária se a Coreia do Norte avançasse com um sétimo teste nuclear”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Cho Hyun-dong, em entrevista coletiva em Tóquio, que também contou com a presença do vice-ministro de Relações Exteriores do Japão, Takeo Mori, e a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman.
Washington e seus aliados acreditam que a Coreia do Norte pode estar prestes a retomar os testes de bombas nucleares pela primeira vez desde 2017.
“Pedimos que [a Coreia do Norte] se abstenha de novas provocações”, disse Sherman, chamando os exercícios táticos de armas nucleares de Pyongyang de “imprudentes e profundamente desestabilizadores para a região”.
“Qualquer coisa que aconteça aqui, como um teste nuclear norte-coreano […] tem implicações para a segurança do mundo inteiro”, disse o diplomata. “Na verdade, esperamos que todos os membros do Conselho de Segurança entendam que qualquer uso de uma arma nuclear mudará o mundo de maneiras incríveis”, acrescentou, dirigindo-se indiretamente às nações que mostram proximidade com a Coreia do Norte.
Tiros de alerta
No último domingo (23), a Coreia do Sul disparou vários tiros de alerta depois que um navio norte-coreano cruzou a fronteira marítima entre os dois países.
“Invasão da Linha do Limite Norte por um navio mercante no noroeste da ilha de Baengnyeong, no Mar Ocidental. Alerta de incêndio”, informou a agência de notícias Yonhap, citando o Estado-Maior Conjunto sul-coreano.
Em resposta aos tiros de alerta, a Coreia do Norte disparou vários lançadores de foguetes, informou a agência de notícias norte-coreana KCNA.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.