O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte negou as alegações dos Estados Unidos de que a Rússia está preparando uma ‘invasão’ na Ucrânia, classificando como ” rumores selvagens”.
“Os EUA estão espalhando o rumor selvagem da ‘invasão da Ucrânia’ pela Rússia e estão correndo para enviar milhares de forças militares para áreas da Europa Oriental”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte em comunicado no domingo (13). Ele destacou que a verdadeira intenção do país norte-americano é “agravar passo a passo a tensão militar em torno da Ucrânia e encontrar uma desculpa para justificar seu acúmulo de armas destinadas a conter a Rússia pela força”.
Ainda de acordo com o comunicado do Ministério norte-coreano, Washington “está gradualmente aumentando a sua ameaça militar” contra Moscou ao “implantar os seus sistemas de defesa antimísseis no leste europeu e a projeção das forças militares da OTAN nas áreas de vanguarda perto da fronteira russa”, continuando após o colapso da União Soviética com a expansão da Aliança Atlântica para o leste.
Pyongyang chamou a OTAN de “produto da Guerra Fria”, acrescentando que é “uma organização militar impulsionada pela agressão e dominação, e o objetivo de sua existência e expansão contínuas reside indiscutivelmente em conter e suprimir militarmente a Rússia”.
“Quanto mais desesperadamente os Estados Unidos e a OTAN se agarram ao confronto anti-russo, perdendo-se numa ilusão anacrônica, mais forte será a contrapartida da Rússia, que está determinada a lutar para defender a sua segurança e interesses”, concluiu o ministério do país asiático.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.