(ANSA) – Os Estados Unidos e a Rússia deixaram as diferenças de lado e estão negociando uma nova resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas para atingir as finanças do grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis), informou o jornal “The New York Times” neste sábado (05).
De acordo com a publicação, já há um texto de resumo sobre o tema e ele será apresentado aos ministros de Finanças dos 15 membros do Conselho no dia 17 de dezembro. O documento terá como base aquele elaborado e aprovado pela entidade em 1999 para atingir as finanças dos terroristas da Al-Qaeda e de seu líder, até então, Osama Bin Laden.
Segundo o embaixador russo na Onu, Vitaly Churkin, tal documento “mostra a posição da comunidade internacional sobre a nossa luta contra os terroristas”. Ele se referia a um texto análogo apresentado e aprovado em fevereiro e que os russos lamentam “que seja continuamente violados”.
Washington e Moscou estão de lados opostos quando o assunto é o combate ao EI, especialmente na Síria. Os primeiros querem a saída do presidente Bashar al-Assad para poder participar de um processo diplomático de transação política; já os russo veem em Assad o aliado que precisam para derrotar o EI dentro do país.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.