Mundo

EUA criticam Putin por receber Assad ‘com tapete vermelho’

(ANSA) – Washington criticou o governo de Moscou por ter recebido o presidente sírio Bashar al-Assad com “tapete vermelho”, apesar de ele ser acusado de ter “usado armas químicas contra seu próprio povo”. “Essa é uma acolhida que contrasta com os objetivos declarados pela Rússia para uma transição política na Síria”, disse o porta-voz da Casa Branca, Eric Schultz, comentando a visita ao Kremlin.

O presidente sírio fez uma visita surpresa a Moscou no último dia 20 para se reunir com o líder russo, Vladimir Putin, um de seus aliados políticos, que conduz atualmente uma operação militar contra extremistas do grupo Estado Islâmico (EI, ex-Isis) na Síria. Esta foi a primeira viagem internacional de Assad desde 2011, quando eclodiu a guerra civil na Síria, impulsionada pela Primavera Árabe.

O tema central do encontro em Moscou foi a operação militar russa no território sírio, iniciada em setembro sob o argumento de que o EI deveria ser combatido, apesar da comunidade internacional e de países como os Estados Unidos acusarem Putin de usar os extremistas como pretexto para, na verdade, atacar opositores do regime de Assad. No dia 1 de outubro, após apelos de Putin para uma intervenção na Síria, o Parlamento de Moscou aprovou o envio de tropas ao país. O presidente argumentou que a decisão foi tomada devido a um pedido explícito de ajuda de Assad.

O gesto, no entanto, foi mal-recebido pela comunidade internacional, que bombardeia alvos do EI desde o ano passado, sob liderança dos Estados Unidos. Os países acusam Moscou de ter como estratégia o enfraquecimento de opositores ao regime de Assad e não o combate ao terrorismo. Putin, por sua vez, alega que sua meta é erradicar o Estado Islâmico, pois, segundo ele, cerca de quatro mil cidadãos russos ou de ex-países da União Soviética já viajaram à Síria para lutar ao lado do grupo, representando uma ameaça.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.