(ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou nesta segunda-feira (14) a cidade de Kherson, recém-libertada das tropas da Rússia, e afirmou que a retirada dos invasores é o “início do fim da guerra”.
Situada no sul ucraniano e capital de uma província homônima, Kherson estava sob domínio russo desde o começo do conflito e chegou a ser anexada ilegalmente por Moscou em outubro, mas foi reconquistada pelo Exército de Kiev na semana passada.
“Esse é o início do fim da guerra”, garantiu Zelensky, que participou da cerimônia de hasteamento da bandeira da Ucrânia na sede do governo regional.
O presidente também distribuiu medalhas para soldados e posou para fotos com militares. “Estamos prontos para a paz”, acrescentou.
Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que “Kherson é território da Federação Russa”.
A reconquista dessa importante cidade às margens do Rio Dniepre é uma das maiores vitórias da Ucrânia na guerra contra Moscou, que apenas seis semanas antes havia anunciado a anexação de Kherson e outras três províncias: Donetsk, Lugansk e Zaporizhzhia.
O recuo russo provocou embaraço para o regime de Vladimir Putin, que, no início do conflito, planejava tomar Kiev rapidamente e derrubar Zelensky.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.