Espera-se que na próxima quinta-feira, dia 28 de dezembro, um projeto de lei para a regulamentação da criptografia seja apresentado na Rússia, segundo anunciou o deputado Anatoli Axákov. O Comitê de Mercados Financeiros, liderado por Axákov, está “colocando os últimos acentos” no texto antes da apresentação.
A criptografia aparecerá como “outros bens” sem especificar nenhum nome, seja bitcoin ou os éter. Nesta fórmula, o Ministério das Finanças da Rússia insistiu em junho passado, argumentando que seria errado classificar a criptografia como moeda estrangeira porque isso contradiziria a lei do controle monetário.
No entanto, as autoridades estão dispostas a legalizar essa criptomoeda, destacando seu potencial para atrair investimentos, principalmente na República Autônoma da Crimeia.
Segundo o EDaily, após a apresentação haverá discussões “muito calorosa”, avançou Azákov. “Temos opiniões completamente diferentes sobre o mercado de criptografia na Duma”, disse ele. O presidente do Comitê de Mercados Financeiros acrescentou que alguns especialistas recomendam não regular esse mercado de forma alguma.
O legislador russo espera que a versão final do projeto de lei seja aprovada pelo Parlamento antes do final de março de 2018.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.