A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada da Defesa norte-americana, DARPA, recebeu permissão do governo para testar seu sistema de arma laser HELLADS (High Energy Liquid Laser Area Defense System). “Os obstáculos técnicos foram assustadores, mas é muito gratificante ter produzido um novo tipo de laser de estado sólido com um feixe de energia e qualidade sem precedentes para o seu tamanho”, disse o diretor do programa DARPA, Rich Bagnell, em um comunicado publicado no site da agência. O teste começará ainda este ano.
O sistema de defesa aérea de laser líquido de alta energia, que vêm se moldando desde 2003, foi desenvolvido para ser usado como um sistema de proteção para aeronaves. “As ameaças inimigas terra-ar para aeronaves tripuladas e não-tripuladas têm se tornado cada vez mais sofisticadas”, afirma a DARPA em seu site. “Os lasers de alta potência pode fornecer uma solução para este desafio, aproveitando a velocidade e o poder de luz para neutralizar as múltiplas ameaças.”
O comunicado acrescenta, no entanto, que o laser também pode ser utilizado para ataque: “sistemas de armas de laser adicional para fornecer capacidade de missões ofensivas, adicionando apontador preciso e reduzindo a probabilidade de danos colaterais”. Para que esta ideia futurista possa ser implementada na prática, a DARPA diz que a arma tem de ser reduzida em tamanho e peso em comparação às características atuais.
Em meados de abril, o contratante da DARPA General Atomics Aeronautical Sistemas (GA-ASI) lançou a Geração HEL a laser 3 que atende a estas especificações de tamanho e está equipado com um sistema gerador de módulo, o que lhe permite produzir feixes de 75 a 300 quilowatts. Acredita-se que pode ser montado no novo drone Avenger del GA-ASI, cujo motor a reação é capaz de produzir a energia suficiente para recarregar a bateria do laser em voo, essencialmente dando a arma munição infinita, tornando-se semelhante ao poderoso super laser da Estrela da Morte de Star Wars.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.