(ANSA) – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta segunda-feira (2), em coletiva de imprensa em Berlim, que a luz no fim do túnel da pandemia de Sars-CoV-2 ainda está “muito longe”.
A chefe de governo se pronunciou no dia da entrada em vigor das novas medidas de restrição para conter a crise sanitária, como o fechamento de restaurantes, academias e teatros por um mês. “Temos quatro meses longos de inverno pela frente. A luz no fim do túnel está muito longe”, disse Merkel, acrescentando que o objetivo das novas ações é voltar ao patamar de 50 novos casos de Sars-CoV-2 em sete dias para cada 100 mil habitantes.
De acordo com o monitoramento da Universidade Johns Hopkins, dos EUA, a Alemanha teve cerca de 138 contágios por 100 mil habitantes nos últimos sete dias. O país totaliza 552 mil casos e 10,5 mil óbitos na pandemia.
Em sua coletiva de imprensa nesta segunda-feira, Merkel disse não acreditar na realização de “grandes festas” no Réveillon, mas afirmou que o Natal não acontecerá “em solidão”. “Os comportamentos em novembro podem permitir mais liberdades em dezembro”, destacou.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.