A Coreia do Norte está se preparando para testar um novo míssil balístico de longo alcance capaz de atingir o território continental dos Estados Unidos. “Durante o primeiro semestre deste ano [Pyongyang] realizou pelo menos dois testes de um novo motor de foguete”, relata a agência Tass citando a mídia sul-coreana.
“Dada a magnitude dos testes [do motor], o novo míssil será maior do que o foguete Unha-3, com uma gama de alcance de cerca de 10 mil quilômetros”, e seu lançamento será realizado em outubro deste ano, segundo a agência.
Por outro lado, a agência Yonhap, citando fontes do governo sul-coreano, informou que a Coreia do Norte tem quase concluída a construção de um novo complexo de lançamento de mísseis de longo alcance, perto da fronteira com a China. A agência ressaltou que o polígono já está instalado em uma plataforma de 67 metros, que vai lançar mísseis duas vezes mais elevados do que o Unha-3 de 30 metros de comprimento, com o qual, em 2012 Pyongyang lançou em órbita um satélite de observação da Terra.
Além disso, de acordo com a agência de notícias sul-coreana, satélites espiões da Coreia do Sul detectaram sinais de fabricação de mísseis de longo alcance em plantas militares perto da capital norte-coreana.
Com informações do Actualidad RT
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.