A Coreia do Norte realizou o lançamento de dois mísseis de curto alcance no Mar do Japão há poucos instantes, que foi listado pela Seul como uma tentativa de agravar a tensão na península coreana após o início de novos exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.
Conforme relatado pelo Chefe sul-coreano “a Coreia do Norte disparou dois mísseis de curto alcance, com um alcance de até 490 quilômetros, nas águas do Mar do Leste [Mar do Japão]. Os lançamentos foram feitos a partir da zona portuária Nampo entre 6:32-06:41 horário local”, diz a mensagem.
“Estes lançamentos são, provavelmente, uma provocação pelo Norte contra manobras emergente ‘Resolve Key ‘e ‘Foal Eagle'”, acrescentou o comunicado. O documento também relata que a Coreia do Sul “em conexão com essas ações eleva o nível de prontidão de combate”.
A Coreia do Norte pediu repetidamente que o vizinho do sul e os EUA parem com as manobras conjuntas, chamando-os de “ensaio de invasão” do Norte. Pyongyang também prometeu retaliar, informou a agência Yonhap.
No início da semana passada a Coreia do Norte havia ameaçado uma resposta militar aos planos americanos e sul-coreano que estão realizando exercícios militares na região. “As manobras não são direcionados para a defesa, são uma provocação militar agressiva. Perdemos a oportunidade de diálogo e diplomacia. Ele só está fortalecendo as forças de dissuasão e opondo uma resistência militar”, disse ele na época no jornal norte-coreano Rodong Singmun citando as autoridades do país.
As informações são do Actualidad RT.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.