Mundo
Tendência

Com baixa natalidade, Papa diz que Itália precisa de imigrantes para crescer

Número de nascimentos no país bateu recorde negativo em 2023.

O Papa Francisco declarou nesta segunda-feira (28) a necessidade de a Itália e outros países com baixa natalidade e população envelhecida acolherem imigrantes para evitar o declínio demográfico. Hoje, tantos países precisam de imigrantes. A Itália não faz filhos. A idade média [na Itália] é de 46 anos. O país precisa de imigrantes e deve acolhê-los, acompanhá-los, promovê-los e integrá-los. Esta é a verdade, disse o pontífice durante uma audiência com missionários da Congregação de São Carlos.

A congregação, fundada por São João Batista Scalabrini, atua no acolhimento de imigrantes e possui como lema “Eu era estrangeiro e me acolhestes”. A presença dos missionários reforçou a fala do Papa, que destacou a importância de se receber bem aqueles que chegam em busca de melhores condições de vida.

Francisco ainda lembrou sua própria história de vida como filho de imigrantes italianos na Argentina: Sou filho de imigrantes italianos que vieram para a América do Sul para progredir, acrescentou.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (Istat), a Itália teve 379.890 nascimentos em 2023, o menor índice já registrado no país. A redução populacional contínua é um problema que também atinge outros países da Europa, como Portugal, onde o envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade têm gerado preocupações similares.

Com baixa natalidade, Papa diz que Itália precisa de imigrantes para crescer
Foto: Portal N10 / Vatican News

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.