A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou nesta quinta-feira (04/03) novas imagens em alta resolução de Marte tiradas por sua sonda Tianwen-1.
“As imagens, duas em preto e branco e uma em cores, foram capturadas recentemente quando a espaçonave estava na órbita do planeta vermelho”, detalha o CNSA.
Nas fotos em preto e branco você pode ver várias crateras, cumes de montanhas e dunas de areia localizadas na superfície marciana. Os especialistas detalham que a sonda obteve essas imagens quando estava cerca de 330-350 quilômetros acima do planeta.
Por sua vez, a imagem colorida, obtida pela segunda câmera da sonda, mostra o Polo Norte de Marte. Confira:
A sonda Tianwen-1 foi lançada em 23 de julho de 2020 a bordo de um foguete Longa Marcha-5 do Centro de Lançamento de Satélites Wenchang, localizado na província chinesa de Hainan.
Depois de viajar milhões de quilômetros pelo espaço, o dispositivo permanecerá na órbita de Marte até maio deste ano, quando seu rover se separará para descer à superfície. Se tudo correr conforme o planejado, a China se tornará o segundo país a pousar com sucesso no planeta vermelho.
O rover deve pousar na parte sul de Utopia Planitia, uma vasta planície localizada no hemisfério norte do planeta. Se o dispositivo conseguir pousar com sucesso, ele implantará um rover para explorar a superfície marciana e estudar sua estrutura geológica, ambiente, atmosfera e água por um mínimo de 90 dias.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.