O presidente chinês Xi Jinping declarou neste domingo (23) que seu país está embarcando em um novo caminho para construir um estado socialista moderno, com o objetivo de alcançar o grande “rejuvenescimento da nação chinesa”.
Xi fez as declarações durante reunião com a imprensa no Grande Salão do Povo em Pequim, depois de ser reeleito para um terceiro mandato como líder do Partido Comunista da China (PCC).
Em seu discurso, ele defendeu uma maior abertura econômica e um sistema global mais justo e equitativo. “Seremos firmes no aprofundamento da reforma e abertura em todas as áreas”, ressaltou. Embora tenha assegurado que a China não pode ficar isolada do mundo, ressaltou que o mundo também precisa de seu país.
“No caminho à frente, defenderemos os valores comuns da humanidade. O mundo está enfrentando desafios sem precedentes. Mais de uma vez pedimos aos povos do mundo que tomem o futuro e o destino da espécie humana”, disse Xi. disse. “Se todos os países trabalharem para o bem comum, podemos viver em harmonia, cooperar, beneficiar uns aos outros e dar as mãos para criar um futuro mais promissor”, acrescentou.
No entanto, a política continua opaca. As decisões quase sempre são tomadas a portas fechadas e muitas vezes divulgadas por meio de anúncios enigmáticos. Assim, o funcionamento do Partido Comunista da China e as motivações de seu líder, Xi Jinping, são difíceis de decifrar.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.