A China começou oficialmente a seleção e a formação de sua terceira geração de “taikonautas” (nome que os astronautas chineses são chamados), que serão designados para trabalhar na nova estação espacial que Pequim está desenvolvendo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23) pelo primeiro cidadão chinês a chegar em órbita, Yang Liwei, atualmente chefe do programa de voos tripulados.
“A potencial formação do terceiro grupo de ‘taikonauts’ irá incluir algumas 17-18 pessoas. Quando concluído [seleção] vai participar na formação da missão da estação espacial”, explicou Yang ao News Sina. Ele ainda revelou que esta equipe incluirá pilotos, engenheiros de voo e especialistas em carga.
O Escritório de Engenharia Espacial da China dividirá a seleção em vários estágios. Entre os candidatos não estão apenas os pilotos da Força Aérea, mas também funcionários civis de várias instituições de pesquisa relacionadas à aviação e tecnologias espaciais. Este novo grupo de “taikonautas” será formado por homens e mulheres.
A primeira estação orbital chinesa foi lançada no espaço em 2011 e recebeu duas tripulações entre 2012 e 2013. Em 2016, tornou-se inoperável e perdeu contato com os controladores. No início deste mês de abril, ele se desintegrou ao entrar na atmosfera da Terra.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.