Mundo

China eleva alerta no norte do país por causa da peste bubônica

As autoridades da China anunciaram nesta segunda-feira (06) um aumento no nível de alerta para a região da Mongólia Interior, território semi-autônomo, após casos de peste bubônica terem sido notificados no local.

No sábado (04), Pequim confirmou um caso da doença e outros estão sendo estudados. Por conta disso, a caça de animais que podem transmitir a bactéria foi proibida até o fim deste ano e as autoridades pediram que pessoas com possíveis sintomas da doença procurem atendimento médico imediatamente.

As contaminações no território chinês ocorreram após três casos terem sido confirmados na Mongólia, país que faz fronteira com a região homônima, na sexta-feira (03). Segundo as primeiras informações das autoridades de saúde, o contágio ocorreu pelo consumo de marmota crua por moradores locais. Ao todo, 146 pessoas foram colocadas em isolamento.

Outros países da região também estão estudando novas medidas restritivas para evitar uma disseminação da doença – caso a situação se agrave. Casos da doença são raros, mas não incomuns nessa região.

Conforme dados do governo, cinco pessoas morreram da peste na China desde 2014. Outras duas morreram na Mongólia. No entanto, o temor é que a crise sanitária se espalhe, especialmente, em um momento que o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).


A peste bubônica matou mais de 50 milhões de pessoas na Europa no século 14, mas hoje é uma doença tratável e que tem um bom índice de cura. Ela é causada pela bactéria Yersinia pestis e causa um inchaço nos gânglios linfáticos, provocando sintomas semelhantes a uma gripe – um dos motivos que causa uma demora na detecção da doença.

(Com informações da Agência ANSA)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.