(ANSA) – Um navio militar chinês apreendeu um drone utilizado pela Marinha dos Estados Unidos para monitorar águas internacionais no Mar do Sul da China. A aeronave estava a menos de um quilômetro da embarcação oceanográfica USNS Bowditch, cuja tripulação é quase toda formada por civis.
A equipe entrou em contato com o navio militar chinês para pedir a restituição do drone, garantindo que ele não contém dados confidenciais. No entanto, a embarcação de Pequim se afastou sem devolver o aparelho.
O incidente ocorreu na última quinta-feira (15), e as autoridades norte-americanas já acionaram todos os canais disponíveis para reaver o drone.
Nos últimos dias, tem aumentado a tensão entre China e Estados Unidos por conta da expectativa de uma política agressiva por parte do republicano Donald Trump contra o gigante asiático. Antes mesmo de assumir a Casa Branca, o presidente eleito já falou por telefone com a líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, e abriu uma crise diplomática com a China, que considera a ilha como uma parte “rebelde” de seu território.
Além disso, Trump já deu indícios de que pretende abrir uma guerra comercial contra o país, a quem acusa de roubar empregos dos Estados Unidos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.