Mundo

China acusa Eduardo Bolsonaro de ameaçar relação entre países

A Embaixada da China no Brasil acusou Eduardo Bolsonaro, filho do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, de realizar declarações “infames” e “infundadas” sobre Pequim, além de colocar em risco a relação entre as duas nações.

A reação ocorreu logo depois que o deputado federal publicou na última segunda-feira (23) uma mensagem sobre o 5G, internet móvel de quinta geração, nas redes sociais, na qual faz acusações contra o país asiático.

Na publicação, ele afirma que o governo brasileiro apoia uma “aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”, indicando o Partido Comunista da China como “inimigo da liberdade”. O conteúdo, porém, foi apagado nesta terça(24).

“O governo Jair Bolsonaro declarou apoio à aliança Clean Network, lançada pelo governo Donald Trump, criando uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”, escreveu.

Eduardo ainda insinuou invasões e violações às informações particulares de cidadãos e empresas. “Isso ocorre com repúdio a entidades classificadas como agressivas e inimigas da liberdade, a exemplo do Partido Comunista da China”, disse o deputado.

Em nota, a Embaixada chinesa afirmou que a declaração “é totalmente inaceitável” e manifesta “forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento”.

Segundo a representação diplomática, Pequim utilizou canais diplomáticos para realizar uma queixa formal.

“Tais declarações infundadas não são condignas com o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados”, ataca Pequim. “Prestam-se a seguir os ditames dos EUA no uso abusivo do conceito de segurança nacional para caluniar a China e cercear as atividades de empresas chinesas”, aponta.

De acordo com o comunicado oficial, a China tem sido o maior parceiro comercial do Brasil há 11 anos consecutivos e é também um dos países com mais investimentos no país.

“Na contracorrente da opinião pública brasileira, o deputado Eduardo Bolsonaro e algumas personalidades têm produzido uma série de declarações infames que, além de desrespeitarem os fatos da cooperação sino-brasileira e do mútuo benefício que ela propicia, solapam a atmosfera amistosa entre os dois países e prejudicam a imagem do Brasil”, disse.

“Acreditamos que a sociedade brasileira, em geral, não endossa nem aceita esse tipo de postura”, acrescentou Pequim.

A Embaixada ainda pediu que “a retórica de extrema direita norte-americana” não seja seguida, que as desinformações e calúnias sobre o país asiático cessem. “Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil”, completa.

Estados Unidos da América

Na nota de repúdio, a China explicou que são os americanos que fazem atos que poderiam ferir os interesses brasileiros, principalmente porque buscam uma “hegemonia digital exclusiva” por meio de bloqueio à empresa chinesa Huawei.

“Os EUA têm um histórico indecente em matéria de segurança de dados. Certos políticos norte-americanos interferem na construção da rede 5G em outros países e fabricam mentiras sobre uma suposta espionagem cibernética chinesa, além de bloquear a Huawei visando alcançar uma hegemonia digital exclusiva.

Comportamentos como esses constituem uma verdadeira ameaça à segurança global de dados”, complementou a embaixada.

Com informações da Agência ANSA*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.