O lançamento do CBERS-4, o quinto satélite Brasil-China projetado principalmente para controlar o desmatamento na Amazônia, está marcado para este domingo (7), na base chinesa de Taiwan, informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no Brasil à agência AFP. As informações são do Actualidad RT.
“O lançamento do CBERS-4 está previsto para o dia 07 de dezembro na China e os técnicos do INPE irão segui-lo por áudio”, disse um porta-voz do INPE, localizado em São José dos Campos, uma cidade no interior de São Paulo. A operação de lançamento está avaliada em US$ 30 milhões, uma quantia que é compartilhada entre os dois países. O satélite, desenvolvido 50% no Brasil, pesa cerca de duas toneladas e irá orbitar a Terra a uma altitude de 778 km.
Pouco menos de um ano atrás o satélite CBERS-3, que não conseguiu atingir a órbita planejada devido a uma avaria no veículo de lançamento, foi lançado através do foguete chinês de longa distância 4B. Esta série de dispositivos orbitais de observação da Terra chamado CBERS (China-Brasil Earth Resources Satellite) são um instrumento fundamental para o Brasil monitorar o desmatamento na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo e para gerenciar o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.
A animação acima, disponibilizada no canal do INPE no Youtube, mostra como o satélite irá monitorar a Terra.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.