(ANSA) – A Força Aérea Brasileira (FAB) informou na manhã deste sábado (26) que colocou aviões de prontidão no caso da necessidade de evacuar brasileiros que estavam na Ucrânia.
“A Força Aérea Brasileira (FAB), sob orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia”, informa uma postagem no Twitter.
“As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais: o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no Haiti”, informa outra postagem.
Atualmente, o Itamaraty estima que 500 brasileiros vivem ou viviam na Ucrânia antes da invasão da Rússia contra o território. Parte deles postou em suas redes sociais que conseguiu fugir; outros que estão fugindo.
Nesta sexta-feira (25), o Ministério das Relações Exteriores conseguiu um trem para levar os brasileiros que estão em Kiev para a cidade de Chernivsti, próxima à fronteira com a Romênia.
No entanto, a orientação era para pegar o transporte se avaliassem que havia segurança para fazer o trajeto até a estação ferroviária.
O caso mais dramático é de um grupo de jogadores do Shakhtar Donetsk e do Dínamo de Kiev e seus familiares. Neste sábado, eles voltaram a postar um vídeo nas redes sociais pedindo por ajuda do governo brasileiro.
Os cerca de 37 brasileiros informaram que foram avisados muito em cima da hora sobre o trem e que, como não havia escolta ou qualquer tipo de segurança, optaram por permanecer no bunker do hotel Opera onde estão escondidos. Há relatos de explosão de bombas próximas ao local.
A partir deste sábado, também entra em vigor o toque de recolher das 17h às 8h, o que faz com que a fuga do grupo possa ocorrer apenas durante o dia.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.