O Estado-Maior russo informou hoje (18) que as Forças Aeroespaciais da Rússia destruíram 500 caminhões-cisterna que estavam em poder de terroristas na Síria, o que diminui a capacidade de exportação ilegal de combustíveis.
Segundo o general Kartapolov, centenas de caminhões-cisterna transportam milhares de toneladas do petróleo para transformação no Iraque. De acordo com o general russo, essa é uma das principais fontes de financiamento dos terroristas.
“Nos últimos anos, o EIIS (a antiga sigla do grupo Estado Islâmico) e outros grupos extremistas organizaram no território controlado o chamado ‘oleoduto móvel’”, afirmou Kartapolov.
Durante o briefing para imprensa, foram apresentadas fotos que mostram como centenas de caminhões-cisterna estão prontos para formar uma coluna e entrar em movimento.
“Só nos primeiros dias, a aviação destruiu cerca de 500 caminhões-cisterna. O fato reduziu significativamente as possibilidades dos militantes de exportar petróleo ilegalmente, consequentemente os lucros do contrabando de petróleo”, concluiu o general russo.
Da Agência Brasil
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.