Mundo

Após lançamento de míssil norte-coreano, Japão e EUA realizam exercícios militares

Comunicado alertou sobre a "estreita cooperação entre o Japão e os Estados Unidos para responder a qualquer situação"

Em resposta ao lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte, as Forças de Autodefesa do Japão e o Exército dos EUA realizaram exercícios militares conjuntos nesta terça-feira (4) a oeste da ilha japonesa de Kyushu, informou em um comunicado o governo japonês.

“Este exercício bilateral reafirma a prontidão das Forças de Autodefesa do Japão e das Forças Armadas dos EUA, demonstrando a forte vontade e estreita cooperação entre o Japão e os Estados Unidos para responder a qualquer situação”, disse o comunicado, acrescentando ainda que esta medida “reforça as capacidades de dissuasão e resposta” de ambos os países.

Nos exercícios militares, as Forças de Autodefesa do Japão usaram quatro caças F-15 e quatro caças F-2, enquanto o Exército dos EUA participou com quatro caças multifunção F-35.

Já o Comando Indo-Pacífico dos EUA especificou, em duas declarações simultâneas, que ” após o lançamento de um míssil balístico norte-coreano sobre o Japão” foi tomada a decisão de realizar exercícios militares com as Forças Armadas do Japão e da Coreia do Sul. “Nosso compromisso com a defesa da República da Coreia e do Japão continua forte”, concluiu.

Coreia do Norte lança míssil sobre o Japão

Um míssil balístico disparado nesta terça-feira (4) pela Coreia do Norte passou por cima do território de Hokkaido e Aomori, no norte do Japão, e finalmente caiu fora da zona econômica exclusiva do país asiático, nas águas do Oceano Pacífico.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, condenou o novo teste balístico efetuado por Pyongyang, principalmente por ter sobrevoado o seu território, coisa que não acontecia há mais de cinco anos.

De acordo com o ministro da Defesa japonês, Yasukazu Hamada, Pyongyang provavelmente lançou um míssil balístico intercontinental Hwasong-12. Ele também acrescentou que a arma teria alcançado um alcance recorde na história dos testes de armas da Coreia do Norte, já que voou cerca de 4.600 quilômetros sobre o arquipélago japonês.

Os ministros das Relações Exteriores do Japão, dos EUA e da Coreia do Sul condenaram o novo teste de Pyongyang, assim como o presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, que afirmou que a ação foi uma “agressão injustificável “.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.