(ANSA) – O embaixador do Reino Unido em Washington, Kim Darroch, renunciou ao cargo e à carreira diplomática nesta quarta-feira (10), após o vazamento de relatórios nos quais ele chama o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de “inapto”, “inseguro” e “incompetente”.
A decisão de Darroch foi confirmada pela Secretaria de Relações Exteriores britânica, apesar de a primeira-ministra Theresa May tê-lo defendido publicamente. Segundo o diplomata, o vazamento das mensagens tornou seu trabalho “impossível” de ser realizado.
Em relatórios secretos divulgados pelo tabloide Daily Mail, o ex-embaixador narra conflitos internos no governo dos EUA e alerta que Trump pode estar “endividado” com a Rússia, além de afirmar que suas políticas econômicas arriscam “destruir o sistema mundial de comércio”.
“Não acreditamos de verdade que essa gestão se tornará substancialmente mais normal, menos disfuncional, menos imprevisível, menos diplomaticamente inapta”, escreveu Darroch.
Em resposta, Trump disse que não negociaria mais com o diplomata e criticou o governo britânico por sua gestão do processo de saída da União Europeia, o Brexit. May, por sua vez, chamou o vazamento de inaceitável, mas havia declarado “total confiança” no embaixador.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.