Mundo

Após 1 mês, Rússia e Ucrânia avançam em negociações

No entanto, questão mais delicada ainda será negociada

(ANSA) – As delegações de Rússia e Ucrânia apontaram avanços nas negociações realizadas nesta terça-feira (29) em Istambul, na Turquia.

Esse foi o primeiro encontro presencial entre representantes de Moscou e Kiev em duas semanas, já que as conversas vinham sendo realizadas por meio de videoconferência. O objetivo das tratativas é alcançar um cessar-fogo na Ucrânia ou ao menos garantir ajudas humanitárias aos deslocados pela guerra.

“Foi uma conversa construtiva”, disse o negociador-chefe da Rússia, Vladimir Medinsky. Segundo ele, a Ucrânia enviou por escrito uma proposta que garante sua “neutralidade”, ou seja, o compromisso de não ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e seu status de país “desnuclearizado”.

Em troca dos avanços, Moscou anunciou uma redução “radical” de suas ações em duas regiões ucranianas. “Como as negociações para um acordo sobre a neutralidade e o status não-nuclear da Ucrânia entraram em uma dimensão prática, decidimos, para aumentar a confiança, reduzir radicalmente as atividades militares em direção a Kiev e Chernihiv”, disse o vice-ministro russo da Defesa, Alexander Fomin.

Além da neutralidade da Ucrânia, a Rússia exige o reconhecimento da anexação da Crimeia e da soberania do Donbass, região onde ficam as autoproclamadas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk. Essa é a questão mais espinhosa e será negociada de forma separada, segundo o delegado ucraniano Mikhailo Podolyak.

Em troca do compromisso de não aderir à Otan, Kiev insistiu que sua candidatura para entrar na União Europeia não pode ser bloqueada. O pedido já foi formalizado pelo presidente Volodymyr Zelensky, mas ainda aguarda um parecer da Comissão Europeia para iniciar sua tramitação.

A Ucrânia também exige a instituição de um mecanismo internacional de garantias de segurança similar ao artigo 5 da Otan, que determina que um ataque a um membro da organização deve gerar uma resposta conjunta da aliança.

Esse mecanismo prevê a formação de um grupo de países capazes de dar uma resposta dentro de 24 horas no caso de uma eventual agressão externa. Diversas nações já foram cotadas para esse instrumento, incluindo os membros do Conselho de Segurança da ONU, Alemanha, Canadá, Israel, Itália e Turquia.

“Continuaremos nossas negociações com a Rússia, mas também envolveremos os países garantidores”, explicou Podolyak. Ele ainda disse que foram feitos avanços para um encontro entre os presidentes Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin.

No entanto, segundo a delegação russa, essa reunião só deve ocorrer após a conclusão de um esboço de acordo.

Erdogan

Ao receber as duas delegações, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que ambos os lados têm “preocupações legítimas” e devem ser ouvidos para “colocar fim a essa tragédia”. “Chegar à paz e ao cessar-fogo o quanto antes será benéfico para todos”, declarou o mandatário.

Segundo Erdogan, uma “paz justa” não terá perdedores. “Espero que nossos encontros sejam de bons auspícios para seus países, para nossa região e para toda a humanidade”, acrescentou.

De acordo com a emissora britânica Sky News, o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, alertou que os negociadores do país não devem “comer, beber nem tocar quaisquer superfícies” para evitar envenenamentos.

Na última segunda-feira (28), surgiram notícias sobre um suposto envenenamento do oligarca russo Roman Abramovich, dono do Chelsea, e de dois negociadores ucranianos durante uma reunião em Kiev no início de março, informações qualificadas por Moscou como “propaganda”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.