O porta-voz do governo alemão Steffen Hebestreit anunciou neste sábado (26) que Berlim aprovou o envio de mil armas antitanque e 500 mísseis antiaéreos Stinger para a Ucrânia.
A Alemanha havia se recusado a fornecer armas para Kiev. No entanto, esta tarde foi relatado que Berlim aprovou a entrega de 400 bazucas de fabricação alemã através de um terceiro país. Desta vez, as armas serão entregues dos armazéns da Bundeswehr, detalhou Hebestreit, segundo a agência DPA.
O chanceler alemão Olaf Scholz confirmou a decisão em sua conta no Twitter. “O ataque russo marca um ponto de virada. É nosso dever fazer todo o possível para apoiar a Ucrânia em sua defesa contra o exército invasor de Putin”, escreveu ele.
EUA enviará novo pacote de ajuda militar à Ucrânia
Dos US$ 600 milhões aprovados nesta sexta-feira pelo presidente dos EUA, Joe Biden, US$ 350 milhões vão para “assistência militar dos estoques do Departamento de Defesa, incluindo armas antiblindagem, armas pequenas e munições diversas, coletes à prova de balas e equipamentos relacionados em apoio a defensores da linha de frente”, disse o secretário do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby.
“Nós, juntamente com nossos aliados e parceiros, estamos unidos para continuar a acelerar a assistência de segurança à Ucrânia e estamos empregando todas as ferramentas de cooperação de segurança disponíveis para apoiar o povo ucraniano”, disse Kirby, que caracterizou a entrega de fundos como “um sinal de nossa apoio inabalável à soberania e integridade territorial da Ucrânia”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.