Mundo

Afegãos tentam viajar em trens de pouso de aviões dos EUA

(ANSA) – O avanço do grupo extremista Talibã em Cabul, capital do Afeganistão, provocou cenas de desespero nesta segunda-feira (16) no aeroporto local. Alguns moradores locais se agarraram nos trens de pouso dos aviões militares norte-americanos para tentar fugir do país.

Imagens veiculadas nas redes sociais e confirmadas por jornalistas que acompanham a caótica situação no aeroporto internacional Hamid Karzai, que está sob proteção militar dos EUA para a evacuação de diplomatas e cidadãos norte-americanos, mostram as pistas lotadas de pessoas em meio às aeronaves C-17 da Força Aérea.

A agência de notícias local Pajhwok publicou o vídeo de uma dessas aeronaves e o que parecem ser pessoas caindo. Além disso, há diversos relatos que os militares norte-americanos estavam dando tiros de advertência para tentar afastar os moradores das pistas de decolagens.

O desespero ficou ainda maior quando, no fim da tarde do domingo (15), a autoridade nacional de aviação proibiu voos para fora do país e pediu que os moradores não fossem ao Hamid Karzai. Mas, o apelo foi em vão.

Desde o dia 7 de agosto, o Talibã conquistou dezenas de cidades e, neste domingo, invadiu a sede do poder em Cabul após o presidente, Ashraf Ghani, fugir da cidade para um local não conhecido.

O avanço ocorreu durante o período final da retirada das tropas militares norte-americanas, que deveriam ter sido concluídas em 31 deste mês, mas que está sendo acelerada desde ontem por conta da conquista de Cabul.

Em janeiro de 2019, ainda sob o governo de Donald Trump, os EUA firmaram um acordo com o Talibã para retirar todo o seu efetivo militar no que o republicano chamava de “guerra sem fim”. Ao assumir, um ano depois, o democrata Joe Biden confirmou a retirada de todas as tropas.

Os EUA invadiram o Afeganistão em 2001, com o apoio dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), após o ataque terrorista de 11 de setembro. Os militares da entidade já deixaram o território ainda em junho.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.