Mundo

Escândalo derruba ações do Facebook e Zuckerberg fica US $ 3,8 bilhões “mais pobre”

A fortuna de Mark Zuckerberg reduziu em US $ 3,8 bilhões nesta segunda-feira (19) depois que foi apresentado aos investidores alguns relatórios informando que a Cambridge Analytica – empresa de publicidade política, monitorou 50 milhões de usuários do Facebook sem o seu consentimento.

Devido essa repercussão, as ações do Facebook na Nasdaq – bolsa de valores eletrônica de Nova York, acumulam queda de mais de 7% no pregão desta segunda. Por volta de 12h45 (horário local), os papéis da maior rede social do mundo caíam 7,25% (US $ 172), após terem aberto o pregão já com desvalorização de 5,20%.

Com essa desvalorização, a fortuna de Zuckerberg caiu para US $ 71,5 bilhões no Índice de Bilhões da Bloomberg. Vale salientar que ele é a quarta pessoa mais rica do mundo, atrás apenas de Jeff Bezos, Bill Gates e Warren Buffett.

O “caso Cambridge Analytica” estourou no fim de semana, quando os jornais “The New York Times” e “The Guardian” publicaram que a empresa teria violado os dados de usuários nos EUA por meio de um teste de personalidade desenvolvido por Aleksandr Kogan, um acadêmico russo.

Ao todo, cerca de 270 mil pessoas teriam feito o teste, e Kogan teria tido acesso a dados de identidade, localização e dos contatos desses usuários, totalizando 50 milhões de indivíduos. Em seguida, teria repassado essas informações para a Cambridge Analytica, o que é proibido.

A empresa foi contratada pela campanha do então candidato à Presidência Donald Trump, que hoje vê membros de seu governo e sua família suspeitos de conluio com a Rússia para beneficiá-lo nas eleições. A consultoria também teria prestado serviço a grupos pró-Brexit.

As informações coletadas pelo teste de Kogan teriam sido usadas para entender o comportamento de eleitores e tentar direcionar suas escolhas. A firma de consultoria foi suspensa pelo Facebook.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.