Uma nova pesquisa feita por cientistas da Universidade de Sydney mostra que a expectativa de vida de um labrador cor de chocolate é significativamente menor do que a de seus colegas de cor preta e de cor amarela.
Além de uma expectativa de vida mais curta, pesquisadores australianos descobriram que infecções de ouvido e doenças de pele também são mais comuns em labradores cor de chocolate.
O que os dados revelam
A equipe de pesquisadores examinou os dados de 33.320 cães labrador, dos quais uma amostra aleatória de 2.074 indivíduos (6,2 por cento) foi selecionada para avaliar problemas de saúde e mortalidade. Dos cães estudados, 44,6% tinham pelo preto, 27,8% amarelo e 23,8% eram chocolate.
Em geral, a expectativa de vida média dos labradores foi de 12,1 anos, mas os cães cor de chocolate tinham uma expectativa de vida de 10,7 anos, 10% mais curta que os labradores pretos ou amarelos.
Os distúrbios musculoesqueléticos e o câncer foram as causas mais comuns de morte.
Mas isso não é tudo; Os dados revelaram que algumas doenças foram muito mais frequentes em cães de chocolate.
A prevalência de dermatite piotraumática em cães de cor preta foi de 1,1% e em cães amarelos de 1,6%, mas aumentou para 4% em cães de cor chocolate. Além disso, uma incidência de otite externa (infecção do ouvido) foi encontrada em 12,8% dos cães pretos, 17% dos cães amarelos e 23,4% dos cães chocolate.
Expectativa de vida devido a mistura de cor
É possível que a cor do pelo não pareça estar relacionada à saúde do cão, mas há investigações que mostram algumas conexões bem estabelecidas. Mesmo quando os genes da cor do pelo, em si, não são ruins para a saúde dos cães, podem surgir problemas quando uma cor incomum se torna popular.
Genes de algumas cores podem ser bastante raros na população, o que significa que os criadores [de cães] podem ser tentados a abusar da mistura de cães para conseguir a linhagem desejada: que é o caso do cor de chocolate
Toda essa mistura reduz drasticamente o pool genético, levando à perda de diversidade genética e ao surgimento de gargalos genéticos. Pesquisadores suspeitam que essa é a razão pela qual essas deficiências de saúde são observadas em cães de cor chocolate.
Os autores do estudo afirmam que esses resultados podem servir para alertar os potenciais e atuais proprietários de cachorros cor chocolate, sobre possíveis problemas de saúde que possam afetá-los.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.
Estou com um labrador cor preto com 15 anos e 6 meses. Realmente na idade avançada as dermatites se apresentam de forma agressiva. Vamos cumprindo nossa missão de cuidar dele pois nos deu muitas alegrias ao longo da vida.