Variedades

Morre o primeiro transplantado com coração de porco

Ele viveu por cerca de dois meses com um coração de porco geneticamente modificado

A Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland confirmou nesta quarta-feira (09/03) a morte de David Bennett, o único homem que viveu, por dois meses, com o coração de um porco batendo no peito.

Bennett e seus cirurgiões fizeram história em 7 de janeiro, quando o College Medical Center transplantou com sucesso um coração de porco geneticamente modificado para ele. O homem de 57 anos sofria de doença cardíaca terminal, mas não era elegível para um transplante. Sua única opção era um xenotransplante, um transplante de órgão entre duas espécies diferentes.

Morre o primeiro transplantado com coração de porco David Bennett

Os cirurgiões levaram nove horas para substituir o coração do paciente pelo de um porco que havia sido geneticamente modificado por uma empresa chamada Revivicor.

O Revivicor desativou quatro genes no genoma do porco, incluindo um que codifica uma molécula que causa rejeição em humanos e outro que inibe o crescimento do coração, de modo que caberia no peito de uma pessoa. Ele também inseriu seis genes humanos para limitar a rejeição.

Embora a operação tenha corrido bem e Bennett tenha sido tratado com um novo medicamento para evitar a rejeição, sua condição começou a se deteriorar há vários dias. Quando ficou claro que ele não iria se recuperar, os médicos o transferiram para cuidados paliativos. Ele estava consciente até o fim e em contato com sua família.

Apesar do triste resultado, seu caso foi um salto gigantesco na pesquisa de xenotransplantes.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.