Ações voltadas para a melhoria da logística de uma empresa são fundamentais para as estratégicas quando se tem o objetivo de garantir o sucesso dentro do negócio e a satisfação do cliente.
Vender produtos e levá-los aos lugares certos tornou-se uma obrigação para diversas empresas que desejam fidelizar novos clientes. As empresas já sabem que esse cuidado tende a ser a grande diferença de sucesso e de fracasso dentro do mercado, principalmente para o e-commerce. Para manter tudo funcionando sem problemas, a logística otimizada também é essencial para reduzir custos e aumentar os lucros.
Podemos destacar que a grande maioria dos gestores se pergunta todos os dias: Como podemos melhorar a nossa logística? A resposta é simples, basta você comparar a logística da empresa com uma orquestra: todos os instrumentos devem ser totalmente consistentes e precisam ser conduzidos com uma grande agilidade para que tudo fique em harmonia. A satisfação do público vale total esforço.
Aplique essa filosofia no dia a dia: Quem deseja melhorar a logística da empresa precisa compreender que todas as etapas devem ser bem pesquisadas e coordenadas para que exista uma boa logística.
1. Processo de organização
A logística somente será eficiente quando houver organização dentro dos processos. A cadeia do setor logístico é composta por diversos processos.
Tudo vai começar no momento da compra, passando pelo controle de estoque, venda, entrega e o recebimento da venda. Toda a cadeia deve ser totalmente organizada e funcional. Se um dos processos falhar, há uma alta probabilidade de que toda a cadeia seja quebrada.
Por exemplo, produtos que não estão em estoque não podem ser vendidos ou entregues. Portanto, o controle de estoque deve estar alinhado com os prazos de entrega.
Também é um problema entregar produtos com uma certa quantidade diferente das necessidades do cliente. Para evitar que isso aconteça, é necessário criar sempre os devidos mecanismos de organização dos processos.
2. Previsão de demanda
Controlar as previsões de demanda evitará escassez de produtos ou excesso de estoque, limitando o espaço físico e recursos estagnados. Uma logística eficaz envolve necessariamente a gestão de estoques. O número de produtos em estoque determinará se o cliente pode ser atendido em tempo hábil.
Como, por exemplo, uma loja de materiais de construção recebe um pedido de um produto que não possui em seu estoque, pois a mesma não possui controles de previsão de demanda. Os clientes precisam desesperadamente de produtos e a loja acabará perdendo vendas devido à má gestão.
Se você deseja aprender mais sobre previsão de demanda, estoque e outros assuntos, indicamos que você faça um Curso de assistente Administrativo com o objetivo de melhorar os seus conhecimentos.
3. Acompanhe o desempenho do fornecedor!
Para fornecer estoque, deve haver bons fornecedores. Os pedidos de última hora podem chegar e é muito importante ter bons fornecedores que você possa confiar. Quando o desempenho do fornecedor é monitorado, fica mais fácil negociar os preços, condições de pagamento e os prazos.
4. Monitore o inventário
Monitorar o estoque é fundamental para existir um reabastecimento para evitar com que todos os produtos fiquem ociosos ou se percam quando os devidos clientes quiserem comprar eles.
Destacamos que o monitoramento de estoque sempre será usado para determinar se um produto está em demanda.
As compras de todos os clientes, especialmente em lojas físicas, são imprevisíveis. Portanto, monitorar a quantidade de produtos em estoque evitará com que o negócio perca vendas, pois os produtos não estão em estoque e demoram muito para chegar.
5. Fornecer treinamento para os funcionários!
Os funcionários são extremamente importantes para o sucesso da logística empresarial. Para isso, além de conhecerem a tecnologia, precisam de qualificação e treinamento para acompanhar e organizar os processos para saberem solucionar problemas que possam surgir no dia a dia.
Um problema comum é que muitos funcionários não são treinados em lidar com as tecnologias emergentes e, assim, poderá afetar drasticamente a logística da empresa.
Portanto, sempre invista em Cursos Online da área da logística com o objetivo de treinar os seus funcionários, além do Curso de Auxiliar Administrativo.
O treinamento criará uma afinidade entre a inovação e a força de trabalho de seus funcionários. Os profissionais bem treinados podem reduzir diversos custos, pois, eles vão encontrar as devidas soluções rápidas quando surgem problemas e erros.
6. Tecnologia como aliada
Esta é uma enorme diferença na logística de sucesso. Todas as dicas acima dependerão de como a empresa utiliza a tecnologia. É isso que ajuda os varejistas a simplificar a tomada de decisões e aumentar a lucratividade.
A tecnologia é responsável por integrar os processos, facilitar os controles de previsão de demanda e monitorar o desempenho dos fornecedores. Os funcionários usarão todos os dados extraídos dentro dessa tecnologia para tomar as devidas decisões.
Um sistema de gestão focado no seu negócio permite que os gestores integrem processos, otimização e tomada de decisão de forma mais flexível e precisa.
7. Entrega Programada
Identifique rotas mais rápidas e eficientes, incluindo a consolidação de entregas ou coletas no mesmo itinerário. Constantemente em busca de soluções. Isso reduz erros e otimiza os lucros. Criar listas de verificação com a ajuda da automação é outra ótima maneira de eliminar a reação. O ideal é manter os padrões de qualidade no embarque das mercadorias.
8. Planejamento para gerenciamento de riscos
Estratégias de investigação de fatores que podem alterar as operações logísticas, como danos a produtos em trânsito, acidentes ou até mesmo roubos de cargas, são projetadas para antecipar problemas. Nesses casos, o treinamento pode ser usado para reduzir perdas, pesquisar novas rotas ou até mesmo considerar a contratação de uma apólice de seguro.
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