Meio Ambiente

Norte e Nordeste devem ter menos chuvas no próximo trimestre

O Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou nesta quarta-feira (23) a previsão climática para os meses de abril, maio e junho deste ano. Segundo o documento, existe uma probabilidade maior de que haja um volume de chuvas abaixo da normal climatológica na faixa que vai do norte do Pará ao leste da Bahia.

Segundo o meteorologista Gilvan Sampaio de Oliveira, a área sofre forte influência do fenômeno El Niño e do aumento da temperatura do Oceano Atlântico. O período do outono – no qual está inserido o trimestre da previsão – representa a estação chuvosa do Nordeste.

“São dois fatores que atuam conjuntamente. O El Niño influencia na região Norte e o nordeste da região Nordeste. A parte leste do Nordeste é influenciada pela temperatura mais alta do Atlântico. Mas ambos tendem a diminuir o volume de chuvas”, explicou o pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), que faz parte do GTPCS.

Na parte mais ao sul de Mato Grosso do Sul e em toda a região Sul, as previsões indicam que o total pluviométrico ficará acima da média histórica. Nas demais áreas do Brasil, há baixa previsibilidade para o trimestre de abril a junho, o que implica em igual probabilidade de as chuvas ficarem acima, abaixo ou na média.

El Niño

O fenômeno El Niño vem perdendo força no Pacífico Equatorial, principalmente na área mais próxima à costa oeste da América do Sul. Por outro lado, houve variações positivas na temperatura nas porções central e oeste do Pacífico Equatorial nas últimas quatro semanas. Diante disso, o fenômeno ainda pode influir na distribuição de chuvas sobre o Brasil nos próximos meses.

Há ainda a oscilação sul do El Niño, conhecida como ENOS. Esta variação do fenômeno pode influenciar na ocorrência de chuvas sobre o norte da Região Nordeste e toda a Região Sudeste. Na primeira área, o ENOS pode inibir as chuvas, enquanto na segunda ele pode estabelecer o fim da estação chuvosa.

Temperatura

As temperaturas têm maior probabilidade de variar entre valores normais e acima da média em quase todo o Brasil. Além disso, o grupo de trabalho destacou o aumento de incursões de massas de ar frio no território nacional no decorrer do trimestre, devido à chegada do outono. Isto pode levar a uma queda acentuada das temperaturas no centro-sul do Brasil.

“A média pode ficar mais alta porque ainda há influência das temperaturas do verão. Mas, com o início do outono, as massas de ar frio começam a penetrar no território do Brasil. Por isso, as temperaturas devem cair. A média de temperatura pode ficar acima da média por conta da influência do verão”, disse Gilvan Sampaio de Oliveira.

Fazem parte do GTPCS/MCTI o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), todas entidades vinculadas ao MCTI. A previsão por consenso é baseada na análise das condições diagnósticas oceânicas e atmosféricas globais e de modelos e estatísticos de previsão climática sazonal.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.