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Marketing digital para MEI: Como fazer para aumentar clientes e faturamento?

O MEI concentra várias atividades em si mesmo. Uma delas consiste em se vender, em divulgar seu produto ou serviço e atrair mais clientes. E hoje, esse trabalha se tornou relativamente mais fácil graças a internet e ao marketing digital.

Porém, exige estudo e testes, pois não há receita pronta quando se fala em marketing digital. O que funcionou em um negócio pode não funcionar em outro? Cada ação tem resultados independentes.

Veja abaixo algumas estratégias para começar a usar o marketing digital e aumentar o faturamento mei.

Vantagens do marketing digital

Entre as várias vantagens que o marketing possui, podemos destacar:

  • Interatividade

Diferente do marketing tradicional, o marketing digital permite interatividade com seu público, por isso o objetivo não é o produto e sim oferecer a melhor experiência do usuário durante a sua jornada de compra.

Assim, todo o esforço é feito para que o usuário interaja, opine e compartilhe com outras pessoas. Logo, a forma como se comunica com seu cliente, neste caso, persona, é importante.

  • Análise e mensuração

A análise e mensuração das estratégias de marketing são importantes para melhorá-las. No entanto, no marketing tradicional não há como ter um resultado real e preciso como é possível obter utilizando o marketing digital. Logo, é mais fácil identificar as falhas e corrigi-las.

  • Direcionamento

Outra vantagem do marketing digital é o direcionamento, isto é, é possível desenvolver campanhas e ações para opúblico exato que deseja atingir, diminuindo custos.

Veja abaixo algumas estratégias de marketing digital para aumentar seus clientes e faturamento.

Presença digital

O modo mais fácil de começar a usar marketing digital como estratégia para aumentar o faturamento mei é marcando presença digital. Isto é, escolha uma ou algumas redes sociais e crie um perfil voltado para o seu negócio. 

Cada vez mais as pessoas estão conectadas. O smartphone está sempre à mão em quase todos os momentos do dia.

Sendo assim, não faz sentido não ter presença online quando o seu cliente em potencial passa horas rolando o feed das redes.

Aqui vale a máxima “quem não é visto não é lembrado”.

Porém, criar perfis nas redes não é suficiente. Sua presença digital deve ser estratégica e por isso é importante estudar pelo menos o básico de marketing digital. Existem diversos cursos gratuitos de marketing digital pela internet.

Identidade visual

É importante ter uma identidade visual para que seus clientes e seguidores possam lembrar de você.

A identidade visual combina elementos gráficos e visuais que representam o seu negócio. Ter uma identidade visual é um diferencial e você deve usá-la em sua presença digital.

Existem programas gratuitos que você pode utilizar para criar a sua identidade visual.

Produção de conteúdo

Tudo que foi apresentado até aqui faz parte de uma estratégia. Criar o perfil do seu negócio na rede social, criar uma identidade visual.

O passo seguinte é produzir conteúdo de qualidade para atrair e conquistar clientes. Além disso, também é preciso apostar em conteúdo para vendas e criar relacionamento com os clientes. Afinal, as pessoas não querem ser bombardeadas com posts de vendas em suas redes sociais.

Lembra da identidade visual? Ela deve estar presente no seu conteúdo e você também deve estar atento ao tom que vai usar em suas postagens.

SEO

Quando se fala em marketing digital, o SEO (Search Engine Optimization – otimização de mecanismos de busca) é uma das ferramentas mais importantes. Trata-se de um conjunto de técnicas, que permitem que seu conteúdo chegue exatamente a quem procura por ele através dos buscadores, como o Google.

Relacionamento

Utilize o marketing digital para estabelecer um relacionamento com seus clientes e seguidores. Crie uma comunidade em torno da sua marca.

Desta forma, fidelizando o cliente e transformando-os em fãs, eles também passam a fazer marketing para você. Lembre-se de que pessoas se conectam com pessoas. Sendo assim, elas sempre vão comprar algo indicado por amigos e familiares.

Além disso, use o email marketing e envie ofertas, novidades, cupons de descontos exclusivos para assinantes da sua newsletter.

Monitoramento

Uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de monitorar o resultado de suas estratégias em tempo real.

Por isso, não esqueça de monitorar os resultados e avaliá-los. Assim, você pode mudar o que não está dando certo e melhorar o que está performando bem. Afinal, marketing digital é teste. O que dá certo hoje, pode não dar certo amanhã.

Conclusão

A internet trouxe mudanças também para a forma de fazer marketing. Hoje, existem diversas estratégias de marketing digital para os mais diferentes objetivos.

E o mei pode utilizar essas estratégias para aumentar seus clientes e faturamento mei, começando com uma presença digital, produção de conteúdo, uso de SEO e monitoramento de suas ações de marketing online. Através dessas estratégias e de outras, é pssivel aumentar clientes e faturamento mei.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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