O que é Marketing Digital

O que é Marketing Digital

Wagner Santos setembro 12, 2021 Notícias

A internet hoje em dia é uma das principais ferramentas utilizadas para conseguir aumentar o engajamento de conteúdo e ainda a interação entre indivíduos, permitindo que pessoas ao redor do mundo possam estar interligadas através de elementos em comum, podendo ser esses elementos fatores que eles compartilham em gostos pessoais, educacionais, profissionais, entre outros.

Nesse contexto, a internet se porta como um elemento extremamente vantajoso para conseguir interligar conteúdos à pessoas, um campo extremamente vasto para a abertura, manutenção e crescimento de empreendimentos, onde, nesse cenário, o marketing se encaixa de forma perfeita, tomando ao longo do tempo diversas facetas que o adequam de forma ainda mais vantajosa no mundo virtual.

Uma das principais formas de marketing adotada na internet é a que leva seu próprio nome em titulação, o famoso marketing digital. Já ouviu falar dele? Se não, está no post certo, pois hoje iremos te explicar mais sobre o que é o marketing digital, como essa ferramenta funciona a favor do seu negócio e ainda quais as demais formas de marketing que andam em conjunto à essa.

Quer ficar por dentro de tudo e alavancar de uma vez por todas as suas vendas, a abrangência do seu negócio e ainda a autoridade da sua marca na internet? Se sim, vamos lá!

O Marketing Digital

O Marketing Digital é, em sua essência, a oportunidade de promover a sua marca ou empresa em meio às mídias digitais utilizando métodos de marketing eficazes e adequados ao meio virtual, ou seja, à internet. É uma prática extremamente amplificada pois, por meio dela, você deve utilizar métodos que serão adotados em diferentes mídias digitais, como redes sociais, que são bem variadas, blogs, sites, entre outros.

No entanto, para o marketing digital não basta apenas estar presente nesses meios, é preciso que você se mantenha com conteúdo de qualidade dentro dessas plataformas, indo além de apenas atrair os olhares dos clientes, mas fazendo com que eles se sintam instigados a permanecer em seu domínio e ainda tenham vontade de consumir a sua marca, em produtos e serviços, e ainda em interação e compartilhamento.

Se você conseguiu levar o seu potencial cliente/consumidor do seu conteúdo em todas essas etapas e ele finalizou satisfeito com seu material, significa dizer que você fideliza um cliente/consumidor, que irá não somente adquirir seus produtos ou serviços, ou ainda consumir seu conteúdo, mas indicá-lo para outras pessoas que irão realizar o mesmo processo que ele, mas de forma ainda menos demorada, já que eles vem de um discurso onde seu negócio tem autoridade.

Agora, imagine que os mecanismos de busca, como o Google, são um potencial cliente/consumidor que irá falar bem ou mal do seu trabalho para as demais pessoas, e se ele for bom, ele irá indicá-lo bastante, e caso for ruim, ele não irá indicá-lo de forma alguma.

Sendo assim, seu conteúdo deve ser bom em todo, o layout, no próprio material em si, na prestação de serviços, na qualidade do produto, entre outros, pois o Google entenderá que você é autoridade e irá lhe indicar no seu mecanismo de busca, atraindo mais clientes e consumidores, sendo isso atingido por meio do marketing digital e suas diversas ferramentas, onde o seu negócio ganha uma cara especial!

Tipos de Marketing Digital

Como dito anteriormente, o marketing digital em si não é uma prática única, mas sim a junção de diversos métodos e procedimentos, que englobam vários aspectos e tipos de elementos extremamente importantes para a saúde do seu negócio na internet, sendo eles as técnicas de SEO, utilizadas para melhor posicionar a sua marca e ainda diversos outros métodos, tais como o marketing de conteúdo, das redes sociais, publicidade ativa, automação de marketing, etc.

Como o marketing digital é munido de elementos que o compõem, você pode escolher e aplicar uma maioria deles que achar mais possível no momento, ou seja, se você não tem uma verba suficiente para investir em automação de marketing, pode acabar investindo em outros métodos de marketing digital que não irão exigir de você muito ou algum dinheiro, como uso das redes sociais de forma orgânica e e-mail marketing de forma manual, por exemplo.

Benefícios do Marketing Digital

Os benefícios trazidos pelo marketing digital para o seu negócio, marca ou conteúdo são enormes e variados, se resumindo no fato de proporcionar um maior engajamento do seu negócio e fazer com que ele se torne conhecido e seja autoridade no segmento em que atua, permitindo não somente a permanência dele na internet, mas ainda sua manutenção com sucesso.

Em detalhes, se pode destacar os benefícios do marketing digital em alguns aspectos específicos, tais como a possibilidade de criação de conhecimento de marca, onde você não vende somente produtos e serviços, mas mostra ao cliente que você sabe bem sobre isso, e ainda permite que ele conheça à respeito, compartilhando conteúdo de qualidade sobre.

Outro benefício seria o engajamento de clientes potenciais e ainda a geração de leads, que são contatos a serem usados posteriormente em campanhas de engajamento de marketing, que podem utilizar por exemplo a técnica do e-mail marketing, onde você envia periodicamente materiais com conteúdo que irá instigar o cliente a acessar o seu site, ou blog, e consumir seu produto/serviço, como descontos bons.

Por fim, se pode ainda destacar a possibilidade de condução do cliente pelo funil de marketing, também conhecido como funil de vendas, onde mesmo sem sentir ele é direcionado, após consumir o seu conteúdo e se sentir entretido com isso, a adquirir o seu produto ou usar o seu serviço, e caso ele goste e de fato aprove o seu material, acabará indicando para outra pessoa, que irá acessar seu site, suas redes sociais, ou ainda blog, já com a ideia de que seu material é de qualidade, deixando o fluxo desse segundo potencial cliente ainda mais fácil de ser levado pelas etapas do funil de vendas.

Uso de técnicas de Marketing de Digital

Existem diversas técnicas de marketing digital que podem ser utilizadas pela sua empresa para fazer com que sua marca ganhe autoridade no mercado virtual e se torne reconhecida, mantendo-se com sucesso em meio a ele, sendo as principais o SEO, uso do marketing de conteúdo, marketing nas redes sociais, publicidade à favor do empreendimento digital, marketing de influência, e-mail marketing e ainda a automação dos processos que os envolvem como um todo.

De acordo com Lucas Ferraz, especialista em marketing digital, uma das principais ferramentas, dentre as descritas, é o marketing de conteúdo, onde você utiliza conhecimento específico do nicho que você atua para garantir que o seu potencial cliente adquira o seu produto e uso do seu serviço, como por exemplo, se você trabalha no ramo de óticas, pode inserir no seu conteúdo elementos que expliquem o porque de compra de determinadas lentes, quais as indicações, tempo de vida útil, como adequar melhor à realidade do cliente, etc.

Uma dica especial que você pode utilizar a seu favor para atrair engajamento de forma gratuita e orgânica é o humor, como por exemplo, usando memes do seu conteúdo, com piadas, típicas de blog de humor, ou ainda mesmo tirinhas, que unam conteúdo útil ao agradável, fazendo com que pessoas que tenham contato com eles se sintam atraídos a acessar seu endereço virtual e compartilhem ele de forma orgânica com outras pessoas.

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