Justiça
Tendência

STF mantém permissão para símbolos religiosos em órgãos públicos

Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura.

Em julgamento virtual nesta segunda-feira, 25 de novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria dos votos para manter a permissão para a utilização de símbolos religiosos em prédios públicos de todo o país. A decisão rejeita um recurso apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF).

O MPF argumentava que a presença desses símbolos, como crucifixos e imagens de santos, violava os princípios constitucionais da liberdade religiosa e da laicidade do Estado, princípios fundamentais para a garantia de um tratamento isonômico a todas as crenças e a ausência de favorecimento de qualquer religião pelo poder público.

Até o momento, a Corte tem seis dos 11 votos do plenário. A decisão tem como relator o ministro Cristiano Zanin, cujo voto foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin.

Em seu voto, o ministro Zanin destacou a influência do cristianismo na formação cultural brasileira, citando exemplos como feriados religiosos, nomes de cidades e localidades. “A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, argumentou o ministro em seu voto.

A argumentação do relator, central na decisão da Corte, sustenta que a presença desses símbolos não configura, necessariamente, uma violação à laicidade do Estado, mas sim uma manifestação da herança cultural do país. A interpretação do STF indica uma ponderação entre a preservação de elementos históricos e culturais e a garantia dos princípios constitucionais de igualdade religiosa.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.