Justiça

Imunidade Parlamentar não é Absoluta, Diz Diretor da PF

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, declarou nesta quarta-feira (4) que a imunidade parlamentar não é um direito absoluto, conforme previsto na legislação brasileira. A declaração foi feita durante um café da manhã com jornalistas, em resposta às críticas de autoridades políticas a investigações que envolvem parlamentares.

Rodrigues enfatizou que as reações políticas a essas investigações não irão interferir no trabalho da PF: “Essas reações não atrapalham de forma nenhuma os nossos trabalhos. Trabalhamos com base na Constituição”, afirmou o diretor, esclarecendo que a PF não é a responsável pela abertura de inquéritos. “É a Suprema Corte”, completou.

A polêmica surgiu após críticas do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ao indiciamento dos deputados Cabo Gilberto Silva (PL-PB) e Marcel Van Hattem (Novo) pelos crimes de calúnia e difamação contra o delegado Fábio Shor, responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Na semana passada, Lira declarou: “não se pode cercear o direito fundamental ao debate e à crítica em tribuna, mediante ameaças de perseguição judicial ou policial. O Parlamento não é e não pode ser alvo de ingerências externas que venham a coibir o exercício livre do mandato”.

Rodrigues, ao manifestar respeito pelo Parlamento, ressaltou a importância de se diferenciar as prerrogativas e a liberdade de expressão dos parlamentares da prática de crimes. Ele argumentou que a imunidade parlamentar não garante impunidade: “Nem mesmo o direito à vida é absoluto. É o caso da legítima defesa, por exemplo. Não há direito absoluto para ninguém. E imunidade parlamentar não é direito absoluto”, explicou.

A declaração do diretor da PF reforça a postura da instituição de atuar dentro da lei, investigando crimes independentemente da posição política dos envolvidos. A discussão sobre os limites da imunidade parlamentar e a atuação da PF em face de críticas políticas permanece em pauta.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.