Justiça

Defesa de casal que hostilizou Moraes pede retratação

Um pedido de retratação foi protocolado na Suprema Corte pela defesa de um casal acusado de hostilizar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em um incidente ocorrido no aeroporto de Roma, Itália, em 2023. Roberto Mantovani Filho, Andrea Mantovani e o genro deles, Alex Zanatta, foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em julho deste ano pelos crimes de injúria e calúnia.

A denúncia da PGR detalha que os acusados dirigiram ofensas graves ao ministro, sua esposa e três filhos, que estavam na sala de embarque do aeroporto. Os termos utilizados, segundo a denúncia, incluem xingamentos como “bandido”, “comprado”, “comunista”, “ladrão” e “fraudador das eleições”.

O pedido de retratação, apresentado pelos advogados do casal, demonstra a intenção dos denunciados de reparar o dano causado às vítimas. A estratégia jurídica da retratação, permitida pela lei penal em casos de crimes contra a honra, busca encerrar o processo antes de uma sentença definitiva. A aceitação da retratação, no entanto, dependerá da análise do ministro Dias Toffoli, relator do caso no Supremo Tribunal Federal.

Situação Jurídica:

  • Denúncia: Injúria e calúnia pela PGR.
  • Acusados: Roberto Mantovani Filho, Andrea Mantovani e Alex Zanatta.
  • Ofensas: “bandido”, “comprado”, “comunista”, “ladrão” e “fraudador das eleições”.
  • Local: Aeroporto de Roma, Itália.
  • Relator: Ministro Dias Toffoli.
  • Pedido: Retratação aos ofendidos.
  • Consequências: Se a retratação não for aceita, os acusados irão a julgamento.

A decisão sobre a aceitação da retratação pelo ministro Toffoli não possui prazo definido. Caso a retratação seja rejeitada, o processo seguirá para julgamento, com a possibilidade de condenação dos acusados. A defesa busca, portanto, evitar um julgamento e suas potenciais consequências com este pedido.

Para melhor compreensão do contexto legal envolvido, pode-se consultar o artigo sobre retratação em crimes contra a honra e o documento da denúncia da PGR.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.