Justiça

AGU questiona liberação de emendas parlamentares pelo STF

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar parcialmente a decisão do ministro Flávio Dino que autorizou o pagamento de emendas parlamentares. Embora o ministro tenha determinado que os pagamentos devem seguir critérios de transparência e rastreabilidade, a AGU discorda de pontos específicos da decisão.

A decisão do ministro Dino, tomada na segunda-feira (2), seguiu a sanção da Lei Complementar nº 210, de 2024, que visou corrigir irregularidades anteriormente apontadas pelo STF. No entanto, a AGU argumenta que a nova lei já solucionou as questões levantadas pelo Supremo, e que, portanto, a decisão do ministro necessita de ajustes.

Os pontos da decisão de Dino que a AGU busca rever são:

  • Aprovação de plano de trabalho para liberação das emendas: A AGU questiona a exigência de um plano de trabalho prévio para o desembolso dos recursos.
  • Identificação nominal dos parlamentares: A AGU contesta a necessidade de identificação pública dos parlamentares responsáveis pela solicitação das emendas.
  • Crescimento do volume total de emendas para 2025: O órgão discorda do aumento previsto no volume total de emendas para o próximo ano, conforme estabelecido na decisão.

Em seu recurso, a AGU afirma: “É diante dessa decisão que vem a Advocacia-Geral da União, respeitosamente, requerer a reconsideração parcial, em pontos específicos, a fim de que se considerem os preceitos da Lei Complementar nº 210, de 2024, lei que, recém editada, é fruto do diálogo institucional, representando um grande avanço no regramento das emendas parlamentares no ordenamento, ao contemplar os consensos firmados no diálogo entre os poderes”.

O plenário virtual do STF analisou a decisão de Dino, com a maioria dos ministros votando a favor da manutenção da liberação das emendas. A votação, iniciada na segunda-feira, foi concluída na terça-feira (3), às 23h59.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.