Notícias

Indústria brasileira apresenta aumento de 1,1% em março

De acordo com dados do IBGE, após dois meses de queda, a indústria brasileira apresentou crescimento.

Deste modo, após enfrentar duas quedas consecutivas e um mês de estabilidade no ano passado, a indústria conseguiu subir 1,1% – isto apenas no mês de março -.

Vale a pena ressaltar que em comparação ao mês de março de 2022, a porcentagem de crescimento alcançada foi de 0,9%.

Os dois primeiros meses de 2023 foram marcados por queda, embora não tivessem disseminação do resultado negativo entre as atividades. Em março, a maior parte das atividades também ficou no campo positivo e a indústria marcou um crescimento que não era visto desde outubro do ano passado (1,3%)” , disse André Macedo, gerente da pesquisa.

Sobretudo, segundo dados do PIM (Pesquisa Industrial Mensal), em comparação a fevereiro de 2023, a indústria apresentou avanço em pelo menos 16 de todos os 25 ramos que foram pesquisados.

Porcentagens

Com isso, os equipamentos de informática, produtos eletrônicos e também ópticos foram alguns dos itens que avançaram dentro de determinados ramos.

Além disso, outros fatores que ajudaram no impulsionamento da indústria foram:

  • aumento de equipamentos de transporte (4,8%)
  • produtos farmoquímicos e farmacêuticos (3,2%)
  • produtos químicos (0,6%)
  • produtos de minerais não metálicos (1,2%)
  • couro, artigos para viagem e calçados (2,8%)

Dentre as atividades que cresceram em um ano, o grande destaque foram as indústrias extrativas, com um total de 3,4%.

No entanto, dentre os segmentos apenas um se manteve estável e oito apresentaram queda.

  • estável: produtos diversos.
  • apresentaram queda: não só a confecção de artigos do vestuário e acessórios, como também a de móveis e produtos de metais.

Deste modo, a confecção de artigos apresentou a porcentagem de -4,7%, os móveis apresentaram um total de -4,3% e por último, os produtos de metal ficaram com um total de -1%.

Por fim, é possível concluir que a indústria é um setor capaz de gerar diversos empregos no Brasil e também de fortalecer todo o setor produtivo, uma vez que as atividades se tornam importantes para que os produtos possam entrar em circulação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Maria Stephany

Me chamo Maria Stephany, sou estudante de jornalismo e redatora tanto do Portal N10 como do Portal Lorena R7. Aqui estou nas editorias de Tecnologia, Brasil, Política e Economia. Já no Lorena R7, vocês podem me encontrar nas editorias de Celebridades, Moda, Beleza e Empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Viver Melhor Durante o Tratamento de Câncer O Dilema Noturno: Melatonina e o Humor A Ciência da Comida: Nosso Cérebro e a Comilança Laranja: A Superfruta dos Nutricionistas Juventude da Natureza: A Planta Milagrosa Pilates e Musculação: Parceiros de Treino Casa Limpa: Diga Adeus às Pulgas! Crescimento Capilar: Métodos Caseiros Chá de Curcúma: Entre o Bem-Estar e a Regulação Leguminosa Poderosa: Feijão no Prato

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.