Mundo

Hamas elogia fala de Lula em comparação entre Israel e Hitler

A comparação feita por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre Israel e Adolf Hitler, que criou uma crise internacional entre Brasil e Israel, foi bem recebida pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). O grupo terrorista elogiou a declaração do mandatário brasileiro, considerando-a uma “descrição precisa”.

Enquanto a repercussão negativa da crise internacional criada por Lula entre o Brasil e Israel segue gerando consequências diplomáticas, o grupo terrorista Hamas assumiu uma postura elogiosa a fala de Lula. Em seu Telegram, o Hamas publicou que ‘apreciou’ a declaração do presidente brasileiro, vista por eles como uma “descrição precisa daquilo a que o nosso povo está exposto”.

“Nós, no Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), apreciamos a declaração feita pelo Presidente brasileiro Lula da Silva, que descreveu aquilo a que o nosso povo palestino na Faixa de Gaza está sujeito como um Holocausto, e que as ações dos sionistas hoje em Gaza são o mesmo que o nazista Hitler fez aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial”, inicia o Hamas em nota.

A mensagem do grupo terrorista segue afirmando que a declaração de Lula reflete o contexto do que é feito pelo exército do primeiro ministro de Israel Benjamin Netanyahu em Gaza. Destacando ainda que as ações ocorrem com o apoio do Presidente dos EUA, Joe Biden.

“Apelamos ao Tribunal Internacional de Justiça para que tenha em conta a declaração do Presidente brasileiro relativamente às violações e atrocidades que o nosso povo palestino está sofrendo nas mãos do exército de ocupação criminoso e dos seus colonos terroristas, que nunca foram testemunhadas na história moderna”, conclui a nota do Hamas.

Entenda o contexto da declaração de Lula sobre Hitler e Israel

No domingo (18) em entrevista coletiva após participar da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Adeba, capital da Etiópia, Lula comparou as ações Israelenses na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler durante o Holocausto. A declaração foi dada após o presidente ser questionado sobre a ajuda prometida pelo Brasil aos refugiados palestinos em Gaza.

Na ocasião Lula disse o seguinte: “É importante lembrar que, em 2010, o Brasil foi o primeiro país a reconhecer o Estado palestino. É preciso parar de ser pequeno quando a gente tem de ser grande. O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, declarou o presidente.

Repercussão imediata

Em menos de 24h as declarações de Lula repercutiram mal no Brasil e no exterior. No Brasil, ocorreram diversas críticas as falas do presidente por parte de diversas autoridades e instituições. A exemplo Confederação Israelita do Brasil (Conib), que divulgou uma nota na qual repudia às declarações do petista, classificadas como uma “distorção perversa”.

O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu afirmou que a comparação do presidente brasileiro “cruza uma linha vermelha”. O embaixador do Brasil em Tel Aviv também foi convocado pelo governo israelense para uma “dura conversa de repressão”.

Também nesse sentido, Israel divulgou que Lula passou a ser considerado “persona non grata” no país. Embora a expressão tenha um sentido pesado do ponto de vista diplomático, na prática isso significa que o presidente brasileiro não será aceito em Israel, pelo menos até que se desculpe publicamente pelas falas, conforme ponderou o governo israelense.

Vale salientar que a nota do Hamas, um grupo terrorista, em apoio as falas de Lula naturalmente agravam ainda mais a situação do ponto de vista político e diplomático. Apesar disso, ao contrário do que possa parecer, recentemente o posicionamento do Governo Brasileiro tem sido no sentido de condenar também as ações do Hamas, enquanto mantém os apelos pelo encerramento do conflito.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.